Visando ampliar o debate e desenvolver melhorias acerca da educação voltada aos socioeducandos, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está promovendo o encontro Restaurando os Laços com a Escola. A ação está sendo desenvolvida com foco nas unidades de internação desde outubro e é direcionada para socioeducandos, bem como a profissionais da educação que trabalham em prol da socioeducação em todo estado.
O encontro mais recente ocorreu, nesta terça-feira (26), no Centro Universitário Facol, contemplando os profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão. O objetivo do projeto é escutar os socioeducandos e articular, com professores e pedagogos, maneiras de fortalecer o laço entre adolescentes que cumprem medida socioeducativa e a escola, utilizando práticas de justiça restaurativa. Para isso, os participantes integram atividades e dinâmicas sobre a importância da educação na vida dos socioeducandos, além de aprenderem estratégias para restaurar esse vínculo.
De acordo com Roberta Fernanda, do Ponto Focal Pedagogia da Funase, os encontros são de suma importância para melhoria do atendimento socioeducativo. “Nós buscamos humanizar esse trabalho, entendemos que antes desse adolescente ser um estudante, ele é um ser humano em desenvolvimento. Então buscamos fazer um resgate de como foi o processo de escolarização desse jovem, por que existe todo um cenário maior como situações de evasões escolares e dificuldades de aprendizado durante o ensino híbrido na pandemia, por exemplo”, explica Roberta.
Além dos recentes encontros focados em profissionais das unidades de internação, o Restaurando os Laços com a Escola também promoveu, entre agosto e outubro, encontros para professores e pedagogos dos Centros de Internação Provisória. Desde o início das ações nas unidades de internação, três Cases já receberam a ação e obtiveram a participação total de 18 profissionais da educação. Para além do encontro em Vitória de Santo Antão, os últimos dois encontros estão previstos para ocorrer, um ainda em novembro em Caruaru e outro em Arcoverde no início de dezembro, finalizando, assim, os encontros do Restaurando os Laços com a Escola em 2024.
Em novembro, a equipe do Eixo Educação e dos profissionais de educação da instituição também participaram do I Seminário de Socioeducação, promovido durante os dias 18 e 19, pela Secretaria de Educação. “O Seminário foi um momento muito importante pois explorou temáticas que visam fortalecer o diálogo que vem sendo construído com a Secretaria de Educação, como também melhorar qualitativamente o processo educativo dos/as adolescentes”, aponta a assessora técnica do Eixo Educação, Karolinna dos Santos.
Através dessas ações é possível compreender quais são as dificuldades e desafios que foram vivenciados na educação anterior à medida socioeducativa desses adolescentes, buscando assim, meios de reintegrar, da melhor forma possível, os socioeducandos a uma vida escolar de qualidade.
Deixe um comentário