Um dos articuladores do movimento, Elias Gomes informou que o presidente do Congresso garantiu aos gestores, após reunião nesta terça (1), que tentará convencer a equipe econômica a liberar empréstimos
O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB – AL), garantiu a prefeitos com quem se reuniu, nesta terça-feira (1), que conversará com integrantes da equipe econômica do Governo Federal sobre a suspensão da autorização, pelo Tesouro Nacional, de empréstimos a serem concedidos por organismos internacionais aos municípios.
“O presidente Renan se comprometeu de que, ainda hoje, vai tratar deste assunto porque está em jogo uma questão fundamental, que é a sobrevivência dos municípios. Nós, que fizemos o dever de casa, não podemos ser punidos”, disse o prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE), Elias Gomes (PSDB), em entrevista logo após o encontro, em Brasília.
Elias Gomes foi um dos articuladores do movimento pela liberação dos empréstimos, que pretende ainda mobilizar bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O valor pleiteado pelas prefeituras, por meio dos financiamentos externos, é de R$ 1,3 bilhão.
“O Brasil precisa de investimentos e estes municípios levaram projetos à frente, gastaram com a burocracia, ou seja, fizemos esforço para que fôssemos habilitados para tomar estes empréstimos e, de repente, o Brasil veta a entrada de recursos externos. Trouxemos nosso pleito para que se responda a esta contradição”, acrescentou Gomes.
Os gestores deixaram com o presidente do Congresso Nacional documento em que pedem uma solução urgente para o caso. Além de Elias Gomes, participaram do encontro com o senador Renan Calheiros os prefeitos de Maceió, Rui Palmeira; Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, e Campo Grande, Alcides Bernal.
“Nosso entendimento é de que o aumento de investimentos é fundamental para a retomada do crescimento econômico do País”, justificam os prefeitos, na carta entregue ao presidente do Congresso Nacional.