Raquel Lyra defende união e palanques desarmados
A governadora Raquel Lyra abriu, nesta segunda-feira (11), o Seminário Novos Gestores 2025, organizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Gravatá. O evento, que reuniu 175 prefeitos eleitos nas últimas eleições municipais, tem como objetivo capacitar os novos gestores para uma administração pública eficiente e voltada para o desenvolvimento socioeconômico.
Em seu discurso, Raquel Lyra enfatizou a necessidade de união e a importância de desarmar os palanques eleitorais para trabalhar em prol do povo pernambucano. “Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso com os municípios pernambucanos. Sou municipalista, fui prefeita e sei o quanto é difícil o gestor conseguir tocar a vida do município, onde tem mais responsabilidades e menos recursos garantidos. Nesses quase dois anos de gestão, conseguimos construir parcerias em diversas áreas e é sobre isso que falamos no seminário. Sei da importância de estarmos juntos, construindo uma estratégia única para que Pernambuco, de fato, possa crescer de maneira sustentável, em cada um dos seus municípios. No final de tudo, queremos o nosso povo mais feliz onde quer que ele viva”, afirmou a governadora.
Marcelo Gouveia, presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, reforçou o compromisso com a capacitação dos novos gestores, destacando que o evento é crucial para preparar as administrações municipais para os próximos quatro anos. “Vamos falar de diversos temas, desde a captação de recursos até a eficiência da gestão, para que possamos ajudar esses prefeitos a dar uma vida melhor ao povo pernambucano em suas respectivas cidades”, explicou.
Raquel Lyra destacou várias parcerias do governo estadual com os municípios, como a construção de 51 creches para a Primeira Infância, a entrega de 601 ônibus escolares, e investimentos significativos em infraestrutura viária e recursos hídricos. A governadora também anunciou uma nova reunião com os futuros gestores municipais no dia 22 de novembro para debater ações e projetos do governo estadual.
O evento contou com a presença de vários secretários estaduais e outras autoridades, refletindo o esforço conjunto para fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento sustentável em Pernambuco.
Sintonizado – Demonstrando cada vez mais sintonia com a governadora Raquel Lyra, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, fez um discurso pregando união e parcerias entre os municípios, o governo estadual e o governo federal.
Alinhamento – Apesar de terem sido eleitos na oposição à governadora Raquel Lyra, os prefeitos eleitos de Ouricuri, Victor Coelho (Republicanos), e de Araripina, Evilásio Mateus (PDT), já passaram a integrar a base governista. Eles sabem da importância do alinhamento político com o Palácio do Campo das Princesas e estarão na base da governadora.
Mudando de partido – A prefeita reeleita de Trindade, Helbinha Rodrigues (União Brasil), já comunicou ao seu partido que apoiará a governadora Raquel Lyra e deixará a legenda para se filiar ao PSDB. Apesar da troca, ela continuará apoiando o deputado federal Fernando Filho, mas não ficará na oposição ao governo estadual.
Malas prontas – O deputado federal Fernando Monteiro está prestes a deixar o PP para ingressar no Republicanos do ministro Silvio Costa Filho. Sua ida para a legenda faz com que o partido empate com o PP e ambos passam a ter três deputados federais na bancada pernambucana.
Inocente quer saber – Quais serão os próximos prefeitos de partidos da oposição a trocar de legenda para integrar a base governista?
Deixe um comentário