O mês de novembro é dedicado à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, campanha conhecida como Novembro Azul. Este ano, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, programou palestras, rodas de conversas e ações educativas, voltadas para a prevenção deste tipo de câncer e também de outras doenças que podem acometer os homens. As atividades também vão contemplar a população LGBTQIAPN+, ampliando o acesso à informação e prevenção em saúde, e a população negra, já que o mês também será dedicado ao Novembro Negro. Esta última iniciativa reforça o cuidado com a saúde do homem negro, estimulando ações que levem em consideração as especificidades dessa população, como a prevalência de doenças crônicas a exemplo de hipertensão e diabetes.
Ao longo do mês, vão acontecer diversas atividades de saúde nas USF’s, policlínicas e escolas municipais, para que sejam incentivados o autocuidado e repassadas orientações voltadas para a saúde integral da população masculina, negra e LGBTQIAPN+. É importante salientar que, embora o câncer de próstata seja frequentemente associado a homens cisgêneros (pessoas que se identificam como homens), mulheres transexuais e travestis que não passaram pela cirurgia de retirada da próstata (prostatectomia), podem apresentar risco de desenvolver a doença.
A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, enfatiza a importância da campanha para os referidos públicos e a promoção de políticas públicas em saúde. “A rede municipal possui serviços de atendimentos em saúde para todos os munícipes. As unidades de saúde e policlínicas estão preparadas e engajadas no Novembro Azul, com foco na saúde do homem de forma geral e também nas individualidades, o que só vem reforçar o compromisso com o bem-estar dos moradores de Jaboatão”, ratifica a gestora.
A agenda de atividades do Novembro Azul, no município, terá início nesta segunda-feira (4), a partir das 9h, com atualização da carteira de vacinação e orientações sobre controle de hipertensão e diabetes para os profissionais da Guarda Civil Municipal e agentes municipais de trânsito, no Ambulatório Especializado Ensino e Serviço (AEES), em Prazeres. Também no mesmo dia e horário, uma atividade de educação em saúde LGBTQIAPN+ será realizada no Ambulatório Municipal de Saúde Abby Moreira, em Piedade. Ambas as atividades vão até às 15h.
Estatísticas
Dados epidemiológicos indicam que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, com aproximadamente 65 mil novos casos anuais, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Historicamente, os homens procuram menos os serviços de saúde de forma preventiva, o que dificulta a detecção precoce e o tratamento eficaz de doenças. Em relação ao município do Jaboatão dos Guararapes, atualmente 155.416 homens entre 20 e 59 anos estão cadastrados nas unidades municipais de saúde e têm acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) e, quando necessário, aos serviços de média e alta complexidade.
Deixe um comentário