Candidatura de Antônio Campos não decola em Olinda
O advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, tem se movimentado no intuito de se lançar ao posto de prefeito de Olinda pelo PSB. Ele também alimenta o desejo de ter parte significativa da Frente Popular em torno do seu projeto.
No mês de junho, na Casa da Rabeca, Tonca, como é conhecido, juntou parte significativa do meio político pernambucano para dar, no seu aniversário, o pontapé inicial rumo à prefeitura de Olinda nas eleições de 2016. Ele tem se reunido com algumas pessoas visando discutir um projeto consistente para a cidade.
É inegável a capacidade técnica de Antônio Campos, que é um advogado bem-sucedido, com excelente inserção no meio cultural, mas para ser prefeito é preciso muito mais. O que aparentemente ele não está conseguindo ter esse plus. Nas pesquisas, de acordo com informações de bastidor, Tonca está com apenas um dígito, e não tem demonstrado crescimento em relação a sondagens anteriores.
Se fosse uma eleição de W.O. não teria muito o que discutir. Tivemos casos em 2012 que o Palácio do Campo das Princesas, leia-se Eduardo Campos, implodiu candidaturas adversárias em detrimento de projetos aliados que tinham dificuldades de crescimento. Mas o cenário em Olinda não é bem esse.
Para a disputa pela Marim dos Caetés existem pelo menos quatro nomes extremamente competitivos que são: a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), a deputada estadual Teresa Leitão (PT), o deputado estadual Ricardo Costa e a segunda colocada na eleição de 2012 Izabel Urquiza, ambos do PMDB.
Imaginar que o PT, o PMDB e o PCdoB desistirão de projetos majoritários em Olinda para satisfazer um PSB sem Eduardo Campos para passar com o rolo compressor por cima de quem cruzasse o caminho é sonhar demais. Então a candidatura de Tonca começa a entrar água antes mesmo de ir pra rua.
O PCdoB exige do PSB apoio para manter a parceria no Recife. O PMDB tem Jacilda Urquiza pedindo por Izabel, e ainda tem Ricardo Costa que pode migrar para o PSDB para viabilizar seu projeto. No caso do PT não há mais nenhum óbice para que Teresa Leitão dispute a prefeitura, como aconteceu em 2012. Todos os adversários de Tonca possuem, além de uma identificação maior com a cidade, o teste das urnas, que o irmão de Eduardo ainda não tem.
Está cada vez mais difícil Antônio Campos convencer o PSB e o Palácio do Campo das Princesas a apostar alto no seu projeto. Resta saber se ele vai conseguir surpreender como Eduardo fez em 2006. Mas pelo andar da carruagem a situação não é nada boa para insistir com o projeto.
Itambé – O prefeito Bruno Ribeiro (PSB) vem cuidando dos maiores problemas da cidade e discutindo soluções junto com a sociedade. No dia 12 deste mês foi debatida a questão da segurança, ontem o tema foi resíduos sólidos e em setembro será discutida a situação hídrica do município, que é a única cidade da Mata Norte onde a água é municipalizada.
Honra – O presidente da Arpe Ettore Labanca, após a vaias que o governador Paulo Câmara recebeu da militância do PT no fórum Dialoga Brasil realizado ontem com a presença da presidente Dilma Rousseff, afirmou que era uma honra para o governador ser vaiado por quem rouba, assalta e forma quadrilha.
Gravatá – O deputado estadual Waldemar Borges, que é líder do governo na Alepe, tem se animado para a disputa pela prefeitura de Gravatá no ano que vem pelo PSB. É que pesquisas internas apontam a total inviabilidade da reeleição do prefeito Bruno Martiniano, que é considerado um dos piores prefeitos de Pernambuco.
Jarbas Vasconcelos – Em entrevista ao jornalista Mário Sérgio Conti da GloboNews o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) afirmou que nos seus 45 anos de vida pública nunca viu uma crise política parecida como a atual e que se Dilma Rousseff não renunciar, tem que ser tirada do cargo.
RÁPIDAS
Negativo – Após rumores dando conta da saída do vice-presidente Michel Temer da articulação política, o ministro da secretaria-geral da presidência da República Miguel Rossetto descartou esta possibilidade, dizendo que Temer tem feito um extraordinário trabalho.
Restituição – Vários contribuintes estão reclamando da demora no crédito da restituição do Imposto de Renda neste terceiro lote. A Receita Federal não está repassando o valor da restituição alegando que os dados não conferem. Tem gente desconfiando que o governo não está pagando pra ganhar tempo.
Inocente quer saber – Armínio Fraga tem razão quando diz que ainda não chegamos ao fundo do poço?