PT pode integrar governo Raquel Lyra
Passado o processo eleitoral do primeiro turno, ficando apenas as cidades de Paulista e Olinda para definição na segunda etapa, o meio político já considera a possibilidade da governadora Raquel Lyra realizar uma reforma no seu secretariado. Esse movimento não apenas ampliaria a presença de partidos políticos no governo, como também daria um tom mais político ao secretariado.
Desde que derrotou Marília Arraes no segundo turno e assumiu o governo em 2023 que a governadora mantém uma relação extremamente cordial com o presidente Lula e com o PT de Pernambuco nas figuras dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão e do deputado federal Carlos Veras. A bancada petista na Assembleia Legislativa, composta por João Paulo, Doriel Barros e Rosa Amorim tem sido extremamente alinhada com as pautas do Palácio do Campo das Princesas.
Essa boa relação, nutrida pelas partes envolvidas, já passou da hora de se tornar casamento, numa aliança formal em prol de Pernambuco. E há quem aposte que não chegará 2025 para que a governadora Raquel Lyra possa ofertar ao PT importantes espaços no governo, dentre eles a secretaria de Saúde, que poderia ser ocupada por Mozart Sales, um importante quadro do partido que atua no Palácio do Planalto.
Mas esse não seria o único espaço ofertado ao PT, uma outra pasta ou órgão do segundo escalão seria dado à legenda para garantir a participação do partido no governo estadual e possibilitar uma maior governabilidade, não só no legislativo como na liberação de recursos federais para Pernambuco. A governadora sabe da força de Lula em Pernambuco e tem a nítida dimensão que uma aliança com o presidente e com o PT poderia selar sua reeleição em 2026, e por isso deverá intensificar estes movimentos em prol de executá-los e garantir o partido na sua base de apoio.
Crítica – O deputado estadual Alberto Feitosa (PL) questionou severamente o candidato Vinícius Castello (PT) na Alepe por publicações obscenas feitas no Twitter. Feitosa criticou o candidato pelo forte cunho sexual de suas postagens, chamando a atenção para a impropriedade de um candidato a prefeito se envolver em tais comportamentos públicos. O parlamentar argumentou que as ações de Vinícius, que incluíam convites explícitos para sexo oral e outras declarações inapropriadas, demonstram falta de capacidade moral e ética para administrar uma cidade e questionou como alguém com essa postura poderia cuidar da educação infantil e fundamental das crianças de Olinda. Após a repercussão negativa, Vinícius desativou sua conta na rede social.
Reconhecimento – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, elogiou a inclusão de Eduardo Campos no Livro dos “Heróis da Pátria” durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao lado do prefeito do Recife, João Campos, do deputado federal Pedro Campos, e de familiares e amigos do ex-governador, Silvio destacou as qualidades de Eduardo Campos, enaltecendo sua capacidade de trabalho, espírito público e comprometimento com a política séria e respeitosa. “Um grande brasileiro; alguém que trabalhou muito por Pernambuco e pelo Brasil. Eduardo Campos vive, e está no coração de todo povo pernambucano e de todo povo brasileiro”, afirmou Silvio Costa Filho.
Prestígio em Baixa – Pelo visto, o grande vitorioso das eleições em Bonito foi o prefeito Gustavo Adolfo, que afirma ter conseguido, sozinho, eleger nove vereadores, além de garantir a eleição de seu sucessor. Pelo visto, parece que o Dr. Ruy perdeu prestígio e nem tem mais votos em Bonito.
Inocente quer saber – Quando Raquel Lyra irá tirar do papel a aproximação formal com o PT?
Deixe um comentário