O presidente do PSDB de Pernambuco, deputado Antônio Moraes, fez um balanço positivo dos protestos que tomaram conta de todo o país neste domingo (16). O tucano participou da manifestação que tomou conta da Avenida Boa Viagem, no Recife, e observou um foco diferente em relação aos dois protestos anteriores nos quais também marcou presença.
“Foi muito positivo. Foi uma manifestação espontânea, sem a condução de partidos, de pessoas que quiseram demonstrar sua insatisfação com o que vem ocorrendo no país. Participei dos três eventos e o deste domingo foi bem expressivo e com um foco diferente: o ex-presidente Lula, que tinha sido preservado nas manifestações anteriores, foi alvo de uma reação muito grande em todo o país”, ressaltou.
Uma marca que se consolida com os protestos deste domingo, na avaliação do dirigente do PSDB-PE, é a de que – ao contrário do PT que apoia, inclusive com estrutura, manifestações de apoio à presidente Dilma Rousseff (PT), como a recente Marcha das Margaridas – os atos anti-PT são motivados pela indignação da sociedade.
“A revolta da população é com a falta de ética e com a roubalheira que se instalou no país que começou com o mensalão, reapareceu com o petrolão, e deve chegar ao BNDES. Quem está pagando a conta dos aumentos de tarifa de energia, do aumento do desemprego, das altas taxas de juros e várias outras penalidades é a sociedade. Por outro lado, não se ver o governo fazer nada para reduzir custos. A primeira delas era não patrocinar 25 mil pessoas para ir à Brasília simplesmente para prestar apoio à presidente que não consegue mais andar nas ruas do país.