Abertas as urnas, a chapa do PSDB formada pelas candidatas Pollyanna Abreu derrotou a aliança PSB/PT de Rita Rodrigues e Orestes Neves com um expressivo placar de 55,87% a 44,13% nos votos válidos. Foi uma vantagem de 11,74 pontos percentuais e 2.411 votos a mais para Pollyanna Abreu.
A vitória da oposição impõe um significativo revés ao grupo político do atual prefeito, com prováveis consequências na política estadual.
Uma candidata sem experiência política, mas dotada de imenso carisma, capacidade articulação e de resolução de problemas impôs seu estilo equilibrando força e sensibilidade para conquistar o coração dos sertanienses.
Não foi uma campanha fácil, mas a cada momento decisivo Pollyanna Abreu foi sabendo se posicionar, conquistando apoios políticos de peso. Parte dessas articulações pode ser creditada a sua “madrinha”, a governadora Raquel Lyra.
Porém, Pollyanna mostrou que estava à altura do desafio por méritos próprios.
Mulheres inspiradoras de uma mesma geração, cada uma foi se destacando em carreiras que se cruzaram às vésperas da eleição de 2022. Desde então, ambas vêm trabalhando juntas em projetos que beneficiam Sertânia em particular, mas também toda a região do entorno.
Como empresária, Pollyanna demonstrou competência para construir uma empresa eficiente, capaz de prestar um serviço relevante, gerar emprego, renda e impostos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município.
Como política e gestora, Raquel Lyra provou que é possível derrotar a poderosa máquina do PSB, mantendo um alto padrão na administração pública, e cercando-se de uma boa equipe capaz de tocar projetos inovadores.
Ambas sofreram – e sofrem – todo tipo de ataque misógino e machista. Ao longo da campanha, diversos perfis em redes sociais comandados diretamente por indivíduos do grupo político do PSB foram retirados do ar e multados pela justiça por ataques difamatórios e veiculação de “informações inverídicas”, popularmente conhecidas por fake News.
Entretanto, esses ataques misóginos não foram suficientes para confundir o eleitor e abalar o moral de Pollyanna Abreu, que se manteve firme em sua determinação e clareza de propósitos.
Diante do grotesco atentado contra a vida de Ângelo Ferreira, Pollyanna interrompeu sua agenda de campanha e demonstrou solidariedade ao adversário. Quando Rita Rodrigues sofreu um ataque misógino nas redes sociais por parte de um apoiador de Pollyanna, ela telefonou para Rita e se solidarizou com ela, deixando claro que não compactuava com aquele tipo de atitude machista.
Em seu “discurso da vitória”, Pollyanna estendeu a mão aos adversários, pedindo por união em prol de Sertânia e enfatizando que a campanha encerrou, junto com qualquer animosidade.
Se a campanha foi dura por um lado, foi doce por outro. O impressionante carisma de Pollyanna Abreu junto às crianças, que a apelidaram carinhosamente de “Tia Polly”, chamava atenção de todos nos eventos de rua, assim como a imensa alegra e energia de renovação dos arrastões.
Sertânia agora terá um novo rumo. A maioria decidiu e é assim numa democracia. Com a promessa de governar para todos, Pollyanna Abreu e Teresa de Sinval assumem agora o imenso desafio de gerir um município cheio de expectativas criadas durante os últimos meses.
Considerando a aliança política de Pollyanna Abreu com Raquel Lyra, a chegada da Universidade Federal de Pernambuco em Sertânia e a eleição para o governo do Estado em 2026, não tenham dúvidas de que Sertânia será um epicentro da política pernambucana a partir de agora.
Por enquanto, ao menos nesse aspecto, Sertânia recuperou um pouco da grandeza que já teve em outros tempos. A esperança voltou aos sertanienses. Assim quis o povo.
redwap.pro/v/388881313.html diz
Heya! I’m aat workk surfing around youhr blog frlm my nnew iphohe 4!
Jusst wantedd too ssay I love reading hrough yoyr blog and
loook forwadd tto alll your posts! Carry on the outstanding work!