A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes entregou uma nova sede do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), nesta sexta-feira (4). O equipamento está localizado na avenida Barão de Lucena, em Jaboatão Centro, e vai ajudar a descentralizar o atendimento aos moradores do município. É por meio do cadastro que a população tem acesso aos benefícios sociais assegurados pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.
“Jaboatão Centro tem uma grande população e a gente precisava ter um espaço onde as pessoas pudessem buscar o atendimento com rapidez, conforto e mais próximo às suas residências”, explicou a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Maria Gentila Guedes, que foi acompanhar com a equipe a entrega da unidade e os primeiros atendimentos.
A estrutura conta com ambiente climatizado, recepção com TV e assentos confortáveis, banheiros, salas de atendimento e copa para os funcionários. “Aguardar em um ambiente seguro e tranquilo é muito importante. É um avanço muito grande para o Cadastro Único do Jaboatão, uma casa com conforto e dignidade, principalmente para o beneficiário”, afirmou a coordenadora municipal do CadÚnico, Jasmim Cordeiro.
A dona de casa Renata Keyla foi renovar o Bolsa Família. “Eu gostei de tudo, estou achando melhor, mais espaçoso, mais fresquinho para as crianças”, disse. A professora Maria Emília foi acompanhar a avó e ressaltou a agilidade no atendimento e o conforto do lugar: “A estrutura está bem agradável”, comentou.
A nova sede do CadÚnico funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h, e disponibiliza dez atendentes para os beneficiários. Neste primeiro momento, o atendimento ocorrerá por demanda espontânea, sem a necessidade de agendamento. Antes da nova sede, as pessoas resolviam as demandas nos CRAS de Jaboatão Centro e de Vila Rica.
Reconhecimento
Com iniciativas como estas, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem conquistando reconhecimento na área social. A secretária Maria Gentila Guedes ressaltou que a gestão municipal conseguiu aumentar os três indicadores do Índice de Desenvolvimento CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), instrumento que tem um papel importante na avaliação da qualidade dos serviços na área do Centro de Referência da Assistência Social. Jaboatão aumentou de 2022 para 2023: Estrutura física de 2,33 para 2,67; Recursos Humanos 3,33 para 5,00; e Serviços 1,67 para 2,00.
O Instituto Smart City Business America condecorou a Prefeitura do Jaboatão com o prêmio InovaCidades, no dia 14 de maio deste ano, em reconhecimento ao serviço de agendamento online do CadÚnico. O Instituto estimula ações das gestões públicas, com o objetivo de promover mais qualidade de vida para a população.
Deixe um comentário