Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou o III Encontro Gestar, no Centro de Parto Normal (CPN) Rita Barradas, em Sucupira. O evento é uma oportunidade de apresentar a assistência prestada pelo CPN e esclarecer as dúvidas que as grávidas têm sobre o parto e a amamentação, dentre outros temas. Participaram gestantes a partir da 32ª semana, residentes no município.
“Um evento como este é importante para a gente criar esse vínculo com a gestante, fazer com que ela venha saber o que é um Centro de Parto Normal. Aqui, nós, enfermeiras obstetras, conseguimos acolhê-las, mostrar como o serviço funciona, como é a nossa rotina e como ela vai vivenciar todo este processo do trabalho de parto, com a nossa ajuda”, afirmou a enfermeira obstetra Tuanny Santana, que ministrou uma palestra às gestantes e aos seus acompanhantes, juntamente com outra profissional da equipe do CPN.
O encontro também abordou o Setembro Amarelo, mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. A coordenadora geral do CPN, Débora Duarte, destacou como o vínculo mãe e filho, tão estimulado pela equipe do Centro de Parto Normal, é importante para prevenir a depressão pós-parto. “A mulher é protagonista do próprio parto, desde a concepção até a hora que dá a luz. Do momento em que ela tem o bebê até a hora da alta, a criança não sai do lado dela. Aqui, a mulher tem toda uma rede de cuidado e esse vínculo é estimulado”, explicou.
“Hoje deu para tirar algumas dúvidas e ficar sabendo coisas novas. Gostei muito”, afirmou a manicure Tainara Larrisa, que mora no bairro Socorro e é mãe de primeira viagem. Ela também participou do momento de arte gestacional, quando as enfermeiras obstetras buscam estreitar o contato entre a mãe e o bêbê, por meio da pintura na barriga.
Deixe um comentário