A tarde desta quarta-feira (29) foi de alegria para os cem novos agentes da Guarda Municipal do Jaboatão dos Guararapes. Uma solenidade que lotou o auditório da Faculdade dos Guararapes, em Piedade, marcou a posse dos novos servidores públicos da cidade. Os agentes, muitos acompanhados por seus familiares, foram aprovados em concurso promovido pela gestão municipal, cuja última prova ocorreu em abril. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do município no dia 2 deste mês.
Com o reforço no contingente, Jaboatão passará a contar com 400 guardas municipais em exercício na cidade, para atuar em programas como o Jaboatão em Ordem, Crack, é possível vencer, Patrulha Maria da Penha e Rede Municipal de Pontos Seguros.Eles atuarão na segurança primária. “A nossa intenção é que a Guarda Cidadã atue no sentido de proporcionar mais segurança à nossa população. E esse reforço vai proporcionar isso”, enfatizou o secretário municipal de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Elmo de Freitas.
A cerimônia foi aberta com uma apresentação do coro Jaboatão Canta e foi presidida pelo vice-prefeito Heraldo Selva. Estiveram presentes também, além de Elmo de Freitas, diversos outros secretários e gestores municipais – entre eles Mirtes Cordeiro,da Fazenda e Planejamento, e Karla Vieira, de Segurança Cidadã – e a chefe da Guarda Municipal, Marcione Maria.
Contente por ter obtido a primeira colocação no concurso, o jovem Diego Marques, 25, comemorou a posse e revelou que o segredo para o seu bom desempenho foram as muitas horas de estudo e a determinação. “Foram mais de 12 horas de estudo por dia, de domingo a domingo, mas graças a Deus consegui atingir meu objetivo. Acredito que estou preparado para contribuir para a melhoria da sociedade e me capacitar para oferecer um bom atendimento aos cidadãos”, disse.
SERVIR À POPULAÇÃO – Em viagem, o prefeito Elias Gomes enviou uma mensagem de saudação aos novos guardas municipais, reforçando o importante papel dos recém chegados ao funcionalismo municipal. “Quero desejar a todos os profissionais que sejam bem-vindos e bem-sucedidos nas suas funções. Temos certeza de que vamos estabelecer uma relação respeitosa de colaboração e compreensão”, disse o gestor.
Na mesma linha, o vice-prefeito Heraldo Selva destacou a importância dos novos servidores para o município. “Como o próprio nome diz, vocês serão servidores do Jaboatão e terão que, essencialmente, servir à população. Não teremos nunca uma Guarda Municipal repressora, mas sim uma Guarda com ação cidadã. Isso é muito importante”, disse Selva. Ele destacou ainda que, no momento em que só se ouve notícias de crise no País, Jaboatão dá um exemplo ao contratar, de imediato, os cem primeiros aprovados no concurso.
De acordo com a atual comandante da Guarda Municipal de Jaboatão, Marcione Maria, os cem novos guardas já entrarão nas escalas de trabalho quando finalizarem o curso prático de capacitação, que dura aproximadamente um mês.