De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 175 mil casos de câncer de pele são registrados por ano no Brasil
O deputado estadual Doriel Barros (PT) teve mais uma indicação aprovada na Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta semana. Com o objetivo de que sejam iniciadas pesquisas voltadas para execução da produção de protetores solares pelo Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), Doriel fez um apelo à Secretária de Saúde do Estado, Zilda do Rego Cavalcanti, e ao presidente do Lafepe, Plínio Pimentel, para que tais pesquisas sejam iniciadas a fim de proteger ainda mais a saúde da população e garantir a efetividade do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, previsto na Constituição.
A expectativa do parlamentar é que, a partir das pesquisas e da produção do protetor, haja um combate mais efetivo e mais proteção contra o câncer de pele, afinal, estima-se que um entre quatro casos de câncer diagnosticados se origine na pele ou nas mucosas.
“O câncer é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo e é responsável pela morte de 7 milhões de pessoas por ano. Em relação ao câncer de pele, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre 2018 e 2022, o total de diagnósticos desse tipo chegou a quase 258 mil. É por isso que esse apelo ao Lafepe é tão importante”, afirma Doriel.
PROTETOR SOLAR GRATUITO PARA AGRICULTOR FAMILIAR E TRABALHADOR ASSALARIADO RURAL
Doriel Barros também é autor na Alepe do Projeto de Lei 2026/2024 que altera a Lei 18.003, que institui o Programa de Proteção à Saúde do Trabalhador Rural Exposto à Radiação Ultravioleta, com o objetivo de fornecer protetor solar de maneira gratuita aos agricultores familiares e também trabalhadores assalariados rurais.
“A exposição excessiva ao sol por parte desse público, bem como a ausência de utilização de filtros solares, torna a aprovação desse projeto de lei crucial”, ressalta o parlamentar.
Deixe um comentário