Gilson Machado e Leninha Dias apresentam propostas abrangentes para garantir acessibilidade e inclusão plena para pessoas com deficiência visual em encontro com a APEC.
Na tarde desta quinta-feira (5), o candidato a prefeitura do Recife, Gilson Machado (PL), e sua candidata a vice-prefeita, Leninha Dias (PL), participaram de uma sabatina promovida pela Associação Pernambucana de Cegos (APEC). O evento, mediado por Luzia Santos e parte do calendário oficial da APEC, foi uma oportunidade crucial para discutir e entender as propostas dos candidatos para atender às necessidades das pessoas com deficiência visual.
Durante a sabatina, Gilson Machado destacou a importância de garantir acessibilidade em todos os órgãos públicos e enfatizou a necessidade de se colocar no lugar do outro para criar um ambiente inclusivo. “Identificamos o desafio de acessibilidade em todos os locais. Vamos criar uma educação mais inclusiva, com recursos adequados; treinamento dos professores em sala de aula para lidar com os deficientes, além de facilitar a educação com o uso da tecnologia. Acessibilidade é a prioridade. Precisamos ter responsabilidade e vontade para fazer acontecer”, afirmou o candidato.
Gilson e Leninha apresentaram propostas abrangentes que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual em diversas áreas. Entre as principais medidas discutidas estão a garantia de acessibilidade em órgãos públicos, com a implementação de tecnologias assistivas e infraestrutura adequada, como calçadas com piso tátil e sinais sonoros. Também foi abordada a utilização de tecnologia na educação, com a adaptação de recursos para auxiliar alunos com deficiência visual e a formação de professores para criar um ambiente educacional inclusivo.
Na área da saúde, os candidatos propuseram o uso de telemedicina e prontuário eletrônico para facilitar o acesso a cuidados médicos, eliminando barreiras físicas e logísticas. Além disso, enfatizaram a necessidade de melhorar o transporte público, garantindo que os aplicativos de transporte incluam sinalizações sonoras e qualificando motoristas para atender melhor às pessoas com deficiência visual. Os motoristas de aplicativos serão cadastrados e treinados pela prefeitura para assegurar um atendimento adequado.
O compromisso de Gilson Machado e Leninha Dias é de que a inclusão não deve ser uma medida isolada, mas integrada em todas as políticas públicas.
Deixe um comentário