O prefeito Geraldo Julio dedicou, mais uma vez, a manhã de um sábado para vistoriar de perto as ações que integram a Operação Inverno 2015. Neste sábado (18), o gestor foi até a comunidade de Três Carneiros, na Cohab, onde acompanhou os serviços realizados por funcionários da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) e da Emlurb, entre outras ações encabeçadas pelo poder municipal.
Os serviços aconteceram também no Alto do Rosário, em Dois Unidos; Alto do Refúgio e Córrego da Josélia, em Nova Descoberta; e UR-1, no Ibura. Geraldo aproveitou a visita para conversar com os moradores e explicar os trabalhos que estão sendo realizados em toda a cidade. Com a ação de hoje, chega a 76 o número de mutirões já realizados este ano. “São as ações de prevenção desempenhadas pela Operação Inverno. Nós temos 70 trabalhadores somente aqui em Três Carneiros, mas ações acontecem em toda a cidade”, afirmou o prefeito.
Geraldo aproveitou ainda para garantir à comunidade novas ações para privilegiar a segurança das pessoas no período de chuva. “Aproveitamos também para visitar alguns pontos que podem receber obras do programa Parceria, com a construção de canaletas, escadarias, e que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram aqui”, acrescentou. O projeto Parceria é firmado através de uma cooperação entre a Prefeitura, que fornece o material e orientação técnica, com a população, que executa a obra.
Entre as ações que foram realizadas estão serviços de limpeza, colocação de lonas plásticas, remoção de entulhos, ações de monitoramento, capinação e roçagem. A realização de mutirões durante as manhãs de sábado é uma parte importante do trabalho de prevenção para o período chuvoso, que soma-se às ações diárias das equipes técnicas. Esse trabalho da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife busca ampliar a percepção de riscos nas comunidades e minimizar as vulnerabilidades dessas áreas.
OPERAÇÃO INVERNO – Dentro da Operação Inverno 2015, a Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) já realizou mais de 34.900 vistorias técnicas para monitorar a situação dos imóveis situados nas áreas de risco da cidade. Para reduzir o impacto da chuva e, assim, evitar ocorrências, mais de 13.000 pontos de risco já foram cobertos com lonas plásticas. Além disso, a Sedec realizou 196 palestras educativas em escolas municipais e mais de 12 mil residências foram visitadas com o objetivo de conscientizar a população sobre as práticas seguras que devem ser adotadas de modo a evitar acidentes durante o período chuvoso. Todo esse trabalho preventivo vem sendo realizado desde o começo do ano e tem sido intensificado desde que a Operação Inverno 2015 foi deflagrada em meados de março.