Representantes da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur) se reuniram esta manhã (15/7) com representantes do trade turístico de Limoeiro para mapear as demandas do turismo e esportes do município e analisar as dificuldades enfrentadas para que os setores se desenvolvam. O encontro reuniu representantes de mais nove municípios do entorno: Surubim, Bom Jardim, Casinhas, João Alfredo, Salgadinho, Passira, Machados, Feira Nova e Orobó.
“Estamos ouvindo todas as demandas das pessoas que trabalham com Turismo e Esportes, do Litoral ao Sertão pernambucano, para organizar as ações que faremos no Estado”, informa Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. O encontro levanta os temas de estrutura dos equipamentos turísticos; organização da cadeia produtiva do turismo; recursos e atrativos turísticos; sensibilização e capacitação dos recursos humanos; gestão pública do turismo; e ações de esportes.
O evento contou com a participação do presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, do prefeito de Limoeiro, Thiago Cavalcanti, e do secretário de Turismo de Limoeiro, André Quirino. “Esses encontros irão nortear as nossas ações pelos próximos anos. Queremos preparar os municípios para que mais pernambucanos conheçam o próprio Estado”, comenta Luís Eduardo Antunes. Também participaram do Seminário Destino PE, em Limoeiro, membros de associações ligadas ao turismo, ao artesanato e à cultura popular, empresas do setor (meios de hospedagem, agências, bares e restaurantes, locadoras de carro, organizadores de eventos e guias de turismo).
O “Seminário Destino PE” encerrará as atividades no próximo dia (21/7), no município de Ipojuca, Litoral Sul do Estado. No fim da ação, os dados obtidos em cada seminário serão coletados e sistematizados por uma consultoria contratada para efetuar a análise. A ação teve início em maio e já percorreu o Sertão, o Agreste, a Zona da Mata e alguns municípios do Litoral pernambucano. Ao todo, mais de mil pessoas ligadas ao Turismo e Esportes já participaram dos seminários.