O Cabo de Santo Agostinho participou, nessa terça-feira (19/06), da reunião sobre a análise da criminalidade e enfrentamento da violência em Pernambuco, realizada pelo Governo do Estado, através do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida. Estavam reunidos integrantes de instituições federais, estaduais e municipais. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Suape.
Segundo o secretário de Defesa Social do Cabo, Luís Lima, a reunião faz parte das ações do Programa Pacto Pela Vida. “Este programa é uma política pública de segurança, que trabalha permanentemente integrada com o Poder Judiciário, Ministério Público, Assembleia Legislativa, municípios e a União”, explicou.
De acordo com o secretário, também foram discutidos assuntos como a integração das guardas em apoio a Polícia Militar, a implementação de politicas públicas e a eficiência no combate e na prevenção da violência nas regiões. Além disso, foram apresentados os índices de criminalidade nos municípios e nos bairros onde acontecem os crimes com mais frequência. “O Estado é dividido por áreas, e o comitê do Pacto pela Vida e a Secretaria de Planejamento de Pernambuco são responsáveis pelas Áreas Integradas de Segurança (AIS). Os municípios do Cabo e Ipojuca integram a AIS 10”, informou.
Na opinião de Luís Lima, a reunião foi importante para a interação entre os municípios e os órgãos de segurança pública. “Encontros como este faz com que o município tenha a oportunidade de fazer parte do processo no combate à violência, além de podermos aproveitar a oportunidade de se posicionarmos em relação aos trabalhos desenvolvidos pelas outras instituições do Estado, quando falamos na atuação de políticas de segurança e proteção social”, ressaltou Lima.
Estiveram presentes na reunião o desembargador Fausto Freitas, representantes do Tribunal de Justiça Pernambuco, Ministério Público, Defensoria Pública, Juízes do Crime, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, o comandante da Guarda do Cabo, Paulo Farias e o subcomandante da Guarda, Manoel Antônio dos Santos.
Deixe um comentário