Evandro Avelar pode unir a Frente Popular em Jaboatão
Nas eleições de 2006, depois de muita especulação sobre quem seria o vice do então governador Mendonça Filho, o nome do ex-presidente da então EMTU Evandro Avelar foi escolhido com a missão de representar o então senador Sérgio Guerra na chapa majoritária da União por Pernambuco. O resultado foi que Eduardo Campos se elegeu no segundo turno contra a chapa Mendonça/Evandro.
Passado o processo eleitoral, Evandro Avelar foi alçado ao posto de presidente estadual do PSDB, até que em janeiro de 2009 com a vitória de Elias Gomes em Jaboatão dos Guararapes foi nomeado secretário de Serviços Urbanos. Considerado um técnico qualificado e respeitado no meio político por sua seriedade, Evandro foi crescendo mais ainda dentro da gestão tucana em Jaboatão, que acabou sendo nomeado secretário das Cidades pelo então governador João Lyra Neto entre abril e dezembro de 2014.
Após ser cogitado para voltar para a equipe de Elias, Evandro foi um dos poucos remanescentes do time de João Lyra Neto para o governo Paulo Câmara. Assumiu a secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação Profissional. Tem feito um bom trabalho na pasta, recebendo elogios corriqueiros do governador Paulo Câmara por sua capacidade de gestão.
Agora o nome de Evandro Avelar chega com força total para ser o candidato de Elias Gomes em vez de Conceição Nascimento, para ter a unidade de toda a Frente Popular em turno do seu projeto. Sua candidatura, na ótica do Palácio do Campo das Princesas, é a única capaz de aglutinar as forças políticas que sustentam o governo Paulo Câmara.
Por ser uma figura de fino trato, Evandro Avelar também conta com a simpatia de parte significativa dos vereadores de Jaboatão dos Guararapes. Há quem aposte que o nome do PSDB será mesmo ele e não Conceição Nascimento, que continuaria na gestão de Elias e poderia ser aproveitada na equipe de um eventual governo de Evandro em Jaboatão.
Mandato – A Câmara dos Deputados recuou da proposta de aumentar os mandatos de quatro pra cinco anos, porém, o fim da reeleição para os cargos executivos, como prefeito, governador e presidente da república, está mantido. Os parlamentares alegam que a mudança não foi bem recebida pela sociedade.
Municípios – O Senado Federal aprovou ontem um projeto que possibilita a criação de mais 200 municípios pelo país. O projeto também incentiva a fusão ou incorporação de municípios, garantindo o recebimento do FPM dos dois municípios que virariam um por doze anos. Agora segue para a Câmara dos Deputados para ser apreciado.
Mudança – Praticamente fora da disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o deputado João Fernando Coutinho desconsidera a hipótese de trocar o PSB pelo DEM para disputar em faixa própria o executivo jaboatonense. Na ótica dos mais próximos do deputado, ele não arriscaria perder o 4040 do PSB na sua reeleição pra tentar uma aventura em Jaboatão.
Encontro – Há cerca de quinze dias os deputados Jarbas Vasconcelos e Daniel Coelho teriam se encontrado em Portugal casualmente e discutiram a sucessão do prefeito Geraldo Julio. Jarbas e Daniel podem ser candidatos no ano que vem, mas há quem entenda que eles podem compor uma chapa tendo Jarbas na cabeça e Daniel na vice.
RÁPIDAS
Augusto Coutinho – O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) apresentou um projeto de Lei que transforma os clubes de futebol brasileiros em Sociedades Anônimas Desportivas. Para Augusto as SADs irão trazer mais transparência ao futebol brasileiro.
PMDB – A cúpula do PMDB, formada por Renan Calheiros, Michel Temer e Eduardo Cunha, afirmou ontem que o partido terá candidato próprio em 2018 e a aliança com o PT é meramente circunstancial.
Inocente quer saber – Depois de Aldo Guedes, mais um aliado de Eduardo Campos aparecerá envolvido em escândalo nos próximos dias?