Na noite desta quarta-feira (08), no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa, aconteceu a abertura da 3ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.
Realizada pela Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, a Conferencia tem como objetivo levantar propostas de melhorias a serem apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional.
A secretária de saúde do município, Andreia Britto, falou da grande importância daquele momento para a cidade de Arcoverde e disse que muito já foi feito, mas que se precisa aperfeiçoar muitas coisas. “Sonhamos com um Sistema Único de Saúde, no qual toda população procure o serviço e ele esteja pronto para o atendimento”, defendeu ela.
As dificuldades dos repasses de verbas também foram debatidos. “Os municípios vem cumprindo a sua cota de participação na saúde, o estado também, mas o Governo Federal, este ano, cortou alguns investimentos na saúde”, disse Andreia.
Já Luis Sebastião, representante do Conselho Estadual de Saúde disse que “este momento aqui é para discutirmos vida, qualidade de vida. A conferência serve para todos dizerem do que se precisa, o que precisa melhorar e acrescentar”, sintetizou o conselheiro.
Por fim, a prefeita Madalena Britto destacou a importância de se elencar as necessidades e as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde e depois Federal. “No meu governo tanta a saúde quanto a educação são prioridades”, disse Madalena, que completou “Vamos continuar o nosso trabalho com muito afinco, transparência e respeito ao povo de Arcoverde”.
Logo em seguida aos discursos, a mestra Renata Remígio proferiu uma palestra sobre o tema central da Conferência Municipal de Saúde. Estiveram presentes também os vereadores Célia Cardoso, Warley Amaral, Cleriane Medeiros, Luiza Margarida e Djanira Britto.