Cerco está se fechando para Dilma
Já há um entendimento dentro do próprio Palácio do Planalto de que dificilmente o Tribunal de Contas da União isentará Dilma Rousseff do episódio das pedaladas fiscais. Porém, o TCU apesar de levar nome de Tribunal, serve como um órgão auxiliar, onde quem decide mesmo é o Congresso Nacional.
É aí que mora o perigo. Hoje o Congresso é comandado por Renan Calheiros e Eduardo Cunha, ambos são personas non gratas pelo Palácio do Planalto, e eles possuem lastro entre os senadores e deputados, que estão absolutamente desapontados com o Planalto, que tem sua articulação política em frangalhos.
Correndo por fora está o vice-presidente Michel Temer que é um poço de mágoas com o ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante. Temer também tem muito lastro junto aos deputados e senadores porque já foi presidente da Câmara e sempre era um dos cabeças do Congresso Nacional.
Em política não existe vácuo de poder. Ao longo dos quatro anos do primeiro mandato a presidente Dilma Rousseff foi incapaz de fazer jus politicamente ao cargo que ocupa. Essa situação se agravou ao longo deste ano, onde a presidente começou seu segundo mandato completamente enfraquecida. Dilma não faz política, em síntese é quase uma analfabeta política. Então acaba virando refém daqueles que se interessam por fazer política e fazem com maestria, como é o caso dos três integrantes da linha sucessória, que são experts na matéria.
Hoje a presidente não governa, é uma mera figura decorativa. Na realidade sempre foi assim, mas com o cenário de crise agravado, a inaptidão de Dilma Rousseff ficou exposta, deixando a presidente desnudada perante a opinião pública.
O cerco está se fechando e pelo andar da carruagem não há outra alternativa que não seja a saída de Dilma Rousseff do cargo, seja através do impeachment, da cassação ou até mesmo da renúncia.
Campanha – Já está nas ruas a campanha de outdoors do Painel do Lyra e do Blog Edmar Lyra. A peça tem por objetivo fortalecer a marca do nosso programa na TV Guararapes que em três meses de existência atingiu a marca de 1 milhão de visualizações. O projeto é assinado pela Stampa Mídia Exterior.
Processo – Depois de ser chamado de bandido pelo senador Ronaldo Caiado (DEM/GO), o ex-presidente Lula decidiu apresentar no Supremo Tribunal Federal uma queixa-crime contra o senador goiano. “Lula tem postura de bandido. E bandido frouxo! Igual à época que instigava metalúrgicos a protestar e ia dormir na sala do delegado Tuma”, escreveu Caiado na rede social.
Renan Calheiros – A 14ª Vara da Justiça Federal de Brasília atendeu a pedido do Ministério Público Federal e abriu ação civil de improbidade administrativa contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A decisão foi publicada no “Diário de Justiça” da Primeira Região no último dia 16. Renan foi acusado de ter recebido propina da construtora Mendes Júnior para pagamento de despesas de uma filha com a jornalista Mônica Veloso.
Indefinição – Após sair de uma reunião com o presidente em exercício Michel Temer, a senadora Marta Suplicy afirmou aos jornalistas que ainda não decidiu qual será o seu destino partidário. Na conversa com Temer, Marta discutiu a possibilidade de se filiar ao PMDB. Mesmo assim, garante que as conversas com o PSB estão bastante avançadas.
RÁPIDAS
Túnel – O túnel Augusto Lucena em Boa Viagem, que fica próximo ao Shopping Recife e ao Carrefour, está completamente às escuras, colocando em risco a integridade física de motoristas que precisam da via para se locomover.
Abandono – O Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar, que fica em Prazeres em frente ao terminal integrado de Cajueiro Seco, está completamente abandonado. Uma obra que poderia servir de suporte aos mais carentes, virou um verdadeiro elefante branco. A gestão do equipamento é de responsabilidade da Fundarpe.
Inocente quer saber – Geraldo Julio conquistará a reeleição no primeiro turno?