O Hospital Regional Dom Moura mais uma vez rompeu a marca dos 12 mil
atendimentos em um mês. Os números apresentados esta semana pela
direção do hospital mostram que foram registrados em junho um total de
12.272 atendimentos nos vários setores da unidade de saúde regional.
Somente na Emergência Geral, foram 6.009 pessoas atendidas. Na
emergência traumatológica, 1.817; Emergência pediátrica, 1.270; Emergência cirúrgica, 661; Emergência Obstetrícia, 570; Emergência Odontológica, 396. Foram 610 internamentos. No geral, a média de atendimentos diários ultrapassa os 400 pacientes, sem contar a movimentação com acompanhantes, geralmente familiares, e visitantes.
Do total de atendimentos, os números da maternidade têm se destacado,
pela crescente procura das gestantes pelos serviços do HRDM. Em junho
foram 182 partos, além de 41 curetagens. Os números da maternidade têm
crescido em uma constante nos últimos meses.
HUMANIZAÇÃO
O Hospital Regional Dom Moura tem se tornado uma referência quando o
assunto é parto humanizado, com números cada vez maiores de partos normais em comparação aos partos cirúrgicos, atendendo uma recomendação da Organização Mundial da Saúde.
Neste mês de junho, o HRDM realizou 182 partos, sendo 113 partos normais e somente 69 partos cirúrgicos, dando um percentual de 62% de partos normais. Recentemente, em reportagens de televisão, foram mostrados hospitais e maternidades onde o número de procedimentos cirúrgicos superam com grande margem os partos naturais.
“Todos os nossos procedimentos e profissionais envolvidos no atendimento buscam mostrar a importância para saúde da mulher e do recém-nascido, de se ter um parto natural, sem traumas nem procedimentos cirúrgicos desnecessários” registra Dr. Luiz Melo, gestor do Hospital, que conclui: “Nosso objetivo é que estes números possam continuar em ascenção. Com o aumento humanizado dos partos naturais” – Afirma o gestor.