O instituto Datafolha anunciou mais uma rodada de pesquisas sobre a sucessão municipal de São Paulo em outubro.
O ex-governador José Serra (PSDB) se mantém estagnado com 30% das intenções de voto e segue liderando, em segundo Celso Russomano (PRB) aparece com 21%, em terceiro estão empatados Soninha Francine (PPS) e Fernando Haddad (PT) com 8%. Na quarta posição está Netinho de Paula (PCdoB) com 7%, seguido por Gabriel Chalita (PMDB) com 6%, Paulinho da Força (PDT) com 5% e com 1% cada, aparecem Luiz Flávio D’Urso (PTB) e Carlos Giannazi (PSOL). Demais candidatos não pontuaram. Brancos, nulos e indecisos somam 13%.
Se considerarmos os votos válidos, Serra surge com 34%, Russomano com 24%, Haddad e Soninha com 10% cada, Netinho 8%, Chalita 7%, Paulinho 5%, os demais com 1% cada.
Com esses números, teríamos um segundo turno entre José Serra e Celso Russomano. Considerando as forças governistas contra as oposicionistas, os candidatos atrelados a Dilma Rousseff que compreendem Gabriel Chalita, Netinho de Paula, Fernando Haddad e Celso Russomano teriam, juntos, 49% dos votos. Já os atrelados ao governador Geraldo Alckmin que compreendem José Serra, Soninha Francine e Paulinho da Força teriam os mesmos 49%, ficando os candidatos do PTB e do PSOL com os dois por cento restantes.
Isso significa que a disputa seria muito parelha, mas enquanto José Serra aparece estagnado, Fernando Haddad quase triplicou sua votação em relação a última pesquisa, e é provável que ele cresça em cima de outros candidatos a ponto de figurar no segundo turno contra o tucano.
Um palpite, por já ter um amplo conhecimento da população e um histórico de desistência de mandatos, é provável que José Serra acumule mais uma derrota, sendo esta fatal para sua carreira política.
Rent Ferrari Florida diz
Great read! I appreciate the effort you put into researching this.