Como forma de estimular dons artísticos e empreendedores, 15 socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participaram das oficinas artesanais oferecidas ao público na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), entre os dias 3 e 14 de julho, no Centro de Convenções de Olinda.
Durante a feira, os adolescentes que cumprem alguma medida de internação ou de semiliberdade acompanharam as oficinas: Minha primeira escultura; Cabaça artesanal, fazendo Agbê; Oficina de Mamulengo; Reciclagem no viés da música; Upcycling – A Sobra que se Renova; e Estamparia universal sustentável.
“As unidades socioeducativas estão levando os adolescentes para participar desses cursos. Lá, eles aprendem técnicas novas que vão ser aplicadas durante todo ano nas oficinas de artesanato dentro da Funase, ficando também como um aprendizado para a vida”, explica a coordenadora do Eixo Cultura, Lazer e Esportes da Funase, Heveliny Sousa.
O jovem E.S., de 15 anos, que cumpre medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, comenta sobre a aula de Upcycling que está realizando: “você sente alegria e força de vontade para construir com sua imaginação. Se a pessoa quer, ela consegue fazer as coisas bem legais. Agora, eu consigo me imaginar trabalhando com isso, transformando reciclagem em artesanato”, explica o jovem.
A Funase também contou com um estande de vendas de produtos confeccionados pelos socioeducandos em oficinas realizadas nas unidades socioeducativas de todo estado. Entre os produtos estavam enfeites, decorações, utensílios, acessórios, bolsas e arranjos de plantas, todos feitos com o uso de materiais reciclados ou reutilizados. O valor arrecadado na Fenearte será revertido para as famílias dos socioeducandos e para a compra de novos materiais para a realização das oficinas de arte-educação.
Deixe um comentário