Programa itinerante do Legislativo estadual que leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para os municípios pernambucanos, o Alepe Cuida foi realizado cidade de Camaragibe, no Grande Recife. Por meio da ação, moradores da região realizaram consultas e exames médicos em áreas como odontologia, mastologia e oftalmologia.
Coordenada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe (SSMO), a iniciativa conta com a parceria de uma série de instituições, também propiciando à população a oportunidade de atendimentos na área de cidadania, como emissão de RG, negociação de dívidas, orientação jurídica e defesa do consumidor.
Representando a Alepe no local, o deputado João de Nadegi (PV) ressaltou que a ação é muito importante no processo de democratização da saúde. “O Alepe Cuida, promovido em parceria com as prefeituras e outras entidades, é um programa que realmente cuida das pessoas, nos serviços de saúde e de cidadania como um todo”, salientou o parlamentar.
Os pequenos empreendedores da cidade também tiveram atenção especial, com serviços de orientação para regularizar suas empresas, obtenção de microcréditos e exposição de novos produtos. Além disso, foram oferecidos serviços como higienização de pele, corte de cabelo, aulão de dança, pilates e design de sobrancelhas.
A funcionária do lar Valcleide Correia Rodrigues utilizou diversos serviços no local. “Pela manhã fui à nutricionista, que me atendeu com muita atenção. Também fui ao dermatologista e ao otorrinolaringologista. Estou saindo muito satisfeita”, afirmou.
ESPECIALIDADES – Ação também foi marcada por consultas oftalmológicas. “Essa colaboração entre os poderes legislativos estadual e municipal é de fundamental importância porque aproxima a Alepe da população, trazendo serviços que contribuem muito com o trabalho das prefeituras”, afirmou a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos).
Parceira da Assembleia nesta e em outras edições do Alepe Cuida, a Defensoria Pública levou sua Van dos Direitos para atendimento móvel na cidade. “Estamos prestando serviço de orientação jurídica, dando encaminhamento a certidões de nascimento e casamento, e também estamos colhendo documentos para judicialização de processos, com o objetivo de dar mais celeridade aos atendimentos iniciais da Defensoria em Camaragibe”, informou o representante do órgão Pedro Freitas.
Deixe um comentário