Erro estratégico
Por duas vezes prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes realizou uma das melhores gestões da história da cidade, podendo ser dividida entre antes e depois da sua chegada, uma vez que Jaboatão deixou as páginas policiais e passou a ter verdadeiramente uma gestão, que realizou obras e entregas que mudaram o panorama da cidade.
Passados oito anos do fim da sua gestão, Elias Gomes tomou uma decisão atípica sair do PSDB, partido por onde foi eleito em 2008, e migrar para o PT, legenda que ele nunca teve muita afinidade. Provavelmente Elias apostou que Lula estaria bem e poderia impactar na disputa em Jaboatão, mas acabou não avaliando que o eleitor lulista não teria outra opção a não ser ele, que poderia ser candidato no MDB, partido por onde disputou as últimas eleições.
Numa disputa com Mano Medeiros, do partido de Jair Bolsonaro, e Clarissa Tércio, bolsonarista convicta, o eleitor lulista optaria por Elias Gomes por osmose, e num eventual segundo turno poderia receber o apoio tanto de Clarissa quanto de Mano, caso chegasse ao segundo turno. Filiado ao PT, Elias não terá como receber o apoio dos seus adversários, porque não haveria justificativa plausível para isso, devido à polarização nacional.
Então mesmo tendo um importante legado para a cidade e sendo um grande quadro público, Elias Gomes poderá ser prejudicado porque foi com muita sede ao pote e não calculou as consequências da sua decisão, dependendo exclusivamente de um cenário que lhe faça competitivo ao ponto de não precisar de alianças, o que é algo difícil de ocorrer numa disputa que será bastante acirrada entre os três principais nomes.
Cidadão – A Câmara Municipal de Panelas aprovou o título de cidadão panelense ao deputado Sileno Guedes (PSB), através do Projeto de Resolução 03/2024, de autoria do vereador Tivan de Boca da Mata (PSB). Sileno, que participa ativamente das ações do município e destinou mais de R$ 1 milhão em emendas para Panelas em 2024, agradeceu o reconhecimento, afirmando que isso aumenta sua responsabilidade e vontade de trabalhar pelo município.
Cobrança – A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, cobrou à Neoenergia a realização das ligações elétricas necessárias para a inauguração do Mercado Público de Ipojuca e do Pátio de Eventos, cujas obras foram concluídas há meses. Acompanhada de vereadores e secretários municipais, Célia destacou em vídeo que os atrasos se devem à empresa de energia, que tem adiado repetidamente os prazos acordados, apesar das inúmeras reuniões e soluções apresentadas pela gestão municipal.
Selic – O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 10,50%. A decisão foi tomada com base na avaliação do cenário econômico e das perspectivas de inflação. O Copom destacou que a manutenção da taxa é essencial para consolidar o processo de desinflação e garantir que a inflação continue a convergir para a meta estabelecida. A medida reflete a necessidade de cautela diante das incertezas econômicas e ressalta a importância de monitorar os próximos indicadores antes de qualquer ajuste futuro na política monetária.
Inocente quer saber – Quem disputará o segundo turno em Jaboatão dos Guararapes?
Deixe um comentário