Projeto segue agora para uma segunda votação, que deverá consolidar no calendário de eventos de Pernambuco o dia 10 de novembro como data oficial
Depois de garantir a aprovação pela Assembleia Legislativa de duas leis que estabelecem novas regras para a criação de pássaros silvestres, e de contribuir para a instalação do primeiro criadouro comercial regulamentado do Estado, o deputado Antônio Moraes comemorou, nesta terça-feira (28), a aprovação em primeira discussão de mais um projeto de lei de sua autoria voltado para o segmento dos criadores. Dessa vez, o novo projeto estabelece o dia 10 de novembro como Dia Estadual dos Criadores de Passeriformes.
A iniciativa, de acordo com o parlamentar, é aproveitar a data para que a sociedade civil organizada realize eventos voltados para o segmento dos criadores, como debates e palestras de conscientização e preservação das espécies silvestres. “O dia 10 de novembro é reconhecido pela Confederação Ornitológica Mundial como o Dia Internacional do Criador de Aves. Essa atividade também é uma antiga paixão no Brasil”, justificou Antônio Moraes.
O deputado lembrou ainda que a data também coincide marca a fundação da Confederação Internacional, uma organização que reúne apaixonados pela ornitologia em todo o mundo. “Essa é uma atividade que contribui não só para a proteção das diferentes espécies animais, preservando-as de uma extinção certa, mas sobretudo visa transmitir às novas gerações a memória da nossa história, das nossas culturas e das nossas tradições”, acrescentou Moraes.
Em Pernambuco, chega a mais de 15 mil o número de criadores de pássaros para competições, reunidos em várias associações. Recentemente, Antônio Moraes esteve reunido com representantes de vários órgãos do governo estadual para cobrar agilidade na publicação da portaria que libera os concursos de aves canoras, bem como a redução das taxas cobradas pelo transporte dos animais e mais facilidade para a quitação dos débitos dos criadores.
Deixe um comentário