Na sessão desta terça-feira (28), na Câmara Municipal do Recife, o vereador Zé Neto ressaltou a importância da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20, realizada no Cais do Sertão. Durante três dias, o Recife, referenciado pelo parlamentar como uma cidade exemplo na área, se tornou o epicentro global das discussões sobre ciência e inovação, com a presença de 40 delegações dos países membros do G20, além de organizações internacionais e convidados.
“O evento discutiu temas cruciais como democratização da ciência, preservação da Amazônia, biodiversidade, transição energética, controle de pandemias e políticas de promoção da diversidade”, afirmou Zé Neto. “O Recife se destacou por sediar um encontro de grande magnitude e por abrigar um dos maiores ecossistemas de tecnologia e inovação, o Porto Digital. Além disso, apresentamos diversas iniciativas utilizando inovação aberta para transformar a realidade da nossa cidade”, acrescentou.
Zé Neto destacou a participação de Felipe Cadena, Secretário Executivo de Transformação Digital do Recife, que contribuiu com o painel sobre a promoção da inovação aberta na gestão pública em Pernambuco. “Desde 2021, quando João Campos assumiu a gestão, a Prefeitura do Recife vem implementando mecanismos de transformação digital que colocam os cidadãos no centro das decisões,” acrescentou o vereador.
O vereador mencionou também a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, liderada por Rafael Figueiredo, como um exemplo dos esforços de inovação na cidade. “No auge da corrida por imunizar a população contra a COVID-19, o Recife implantou um sistema de vacinação em massa que evitou filas e aglomerações, utilizando a plataforma Conecta Recife. O sucesso foi tão grande que nos tornamos referência nacional em vacinação contra a COVID,” destacou Zé Neto.
Entre outras iniciativas, Zé Neto citou o Eita Labs, que desenvolveu soluções inovadoras orientadas pelo conceito de cidades inteligentes. E emendou: “Uma dessas soluções é o Absens, que reduz o tempo de espera em filas para consultas e exames do SUS. Outra é o Supervisão, que coleta dados sobre a qualidade das vias públicas em tempo real, auxiliando na melhor alocação de recursos para pavimentação,” explicou.
O vereador também elogiou a plataforma Go Recife, que visa a empregabilidade das pessoas. “O Recife foi a primeira capital do Brasil a criar uma plataforma digital pública focada em empregos. Hoje, já são mais de 116 mil candidatos e 2 mil empresas cadastradas no Go Recife”, informou.
Encerrando sua fala, Zé Neto expressou seu orgulho e otimismo com os avanços da cidade. “O Recife pauta o país nas questões de inovação. Parabenizo o prefeito João Campos por abraçar projetos ousados e os secretários Rafael Figueiredo e Felipe Cadena pelo excelente trabalho. O orgulho é enorme e o trabalho está só começando”, concluiu.
Deixe um comentário