Por Edward Pena
Um documento que orienta as equipes envolvidas nos trabalhos eleitorais para atuarem de forma a garantir à pessoa com deficiência a igualdade de direitos e sua participação na vida política e pública. Esse é o objetivo da cartilha “Acessibilidade nas Eleições”, lançada hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PE). O trabalho, destaca o órgão, foi elaborado pela Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA), com colaboração e revisão da Ouvidoria do tribunal.
“É importante destacar que a cartilha traz tópicos que versam sobre atendimento às pessoas com deficiência, com dicas de como interagir com essas pessoas e também com aquelas que tenham mobilidade reduzida”, explicou Ana Patrícia Macêdo, que integra a CMA.
Ela acrescenta que o documento traz temas como a eliminação ou redução de barreiras físicas, atitudinais e de comunicação, a orientação para o voto do eleitor ou eleitora com mobilidade reduzida, a utilização correta dos símbolos de acessibilidade e até mesmo os canais para registro de ocorrência de discriminação ou de falta de recursos de acessibilidade.
Deixe um comentário