Bons resultados refletem a eficácia das atuações estratégicas estabelecidas pela FT
As Forças-Tarefas (FT) da Secretaria de Defesa Social (SDS) têm trazido resultados positivos como a redução dos índices em diversos tipos de crimes em Pernambuco. Nos últimos meses, a integração das Forças de Segurança, aliado a um plano estratégico assertivo, vem refletindo a eficácia das atuações estabelecidas pela FT Crimes Patrimoniais, que integra as modalidades coletivos, veículos, cargas e bancos.
Prisões em flagrantes, como aconteceu na última quarta (22) por policiais militares da CIPMoto, mostram uma ação rápida e eficiente. Eles prenderam um homem que há poucos minutos havia praticado um assalto dentro de um ônibus, na Avenida Cruz Cabugá, bairro de Santo Amaro, e recuperaram a bolsa e o iPhone 13 da vítima. Os roubos a transportes coletivos, apesar de, no início de maio, ter acontecido a morte do estudante da UFPE que reagiu ao assalto, no mês de abril (que são dados já consolidados), os números diminuíram em todo o Estado.
O primeiro quadrimestre de 2024 apresentou redução de 29%. Foram 145 casos registrados este ano, contra 204 contabilizados no mesmo período de janeiro a abril de 2023. A questão é monitorada pela SDS quinzenalmente, em conjunto com o Consórcio Grande Recife. Todas as ocorrências são identificadas e georreferenciadas, com direcionamento tanto do policiamento ostensivo quanto das investigações da Polícia Civil, que tem dado respostas de identificação dos autores e pedido de prisão dos suspeitos.
No que se refere especificamente ao roubo de cargas, o ano de 2024 apresentou o 2º melhor mês de abril na série histórica, com uma redução de 47,2%, reduzindo de 36 (abr/23) para 19 (abr/24). Já em relação aos furtos de cargas, Pernambuco alcançou uma redução de 50% em abril deste ano quando comparado com o mesmo período do ano passado, reduzindo de 8 (abr/23) para 4 (abr/24).
Quanto aos roubos e furtos de veículos, Pernambuco vinha apresentando acréscimo na modalidade, ano a ano. Mas a curva de crescimento se inverteu em 2024, decorrente de várias ações e monitoramentos, resultando numa retração de 11% nestes primeiros quatro meses. Até abril de 2024, foram contabilizados 6.332 ocorrências, contra 7.100 no mesmo período de 2023. Além disso, dos 6.332 veículos subtraídos, houve a devolução de 2.750 aos proprietários, por meio de investigações da Polícia Civil e Patrulhamento da Policia Militar, totalizando 43% dos veículos recuperados.
No quesito roubos e furtos a bancos, caixas eletrônicos e carros-fortes, houve apenas 03 ocorrências em todo o Estado no primeiro quadrimestre deste ano. Um resultado bastante expressivo, comparando-se a anos anteriores. Em 2016, por exemplo, foram mais de 220 crimes registrados, ocorrendo em média um caso a cada dois dias.
“A Força-Tarefa Crimes Patrimoniais, implantada na atual gestão, é uma estratégia que vem dando certo, mostrando quedas substanciais nos índices de mês a mês. Para se ter uma ideia, o ano de 2023 foi considerado o melhor na repressão a esses crimes. E estamos empenhados em reduzir ainda mais esses números de roubos e furtos. É uma ação que envolve muita análise de dados, planejamento, monitoramento e estratégias de prevenção e repressão, sobretudo nas áreas consideradas mais críticas, mobilizando um grande número de servidores, o que vai além do trabalho ostensivo nas ruas”, declarou a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, na reunião estratégica da última terça (21). Ela destacou o apoio do Governo do Estado na aquisição de equipamentos de Inteligência, que vão, por exemplo, facilitar e otimizar a obtenção de dados de telefones celulares apreendidos, de forma mais ágil do que a realizada atualmente.
Considerando-se o primeiro quadrimestre deste ano, somados os resultados destas quatro modalidades, este foi considerado o melhor da série histórica, no comparativo com os últimos dez anos. Os números foram apresentados no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), com a presença de representantes das operativas da SDS (Polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros), bem como da Polícia Rodoviária Federal.
Apenas no mês de abril, foi registrada uma redução de 14% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) no geral, o que representa 644 casos a menos em relação a abril de 2023. Em números absolutos do referido mês, foram 3.834 casos em 2024, contra 4.478 no mesmo período do ano passado. Todas as regiões do Estado apresentaram reduções, com destaque para a Zona da Mata, com um percentual de 26,3%, seguido pela capital pernambucana, com uma redução de 16,8%.
Deixe um comentário