Apoio extraordinário
O prefeito João Campos vem costurando bem a sua reeleição, mantendo partidos que o apoiaram em 2020 e atraindo outros que não estavam seu palanque. O movimento era colocado em xeque por conta do antagonismo do governo de Pernambuco. Mas o tempo passou e o Palácio do Campo das Princesas não tomou partidos que estavam na base do atual prefeito.
Legendas como MDB e União Brasil eram tidas como possíveis apoiadoras do nome apresentado pela governadora Raquel Lyra, mas o primeiro já formalizou apoio à reeleição de João Campos, enquanto o segundo caminha a passos largos para apoiar o socialista. Na última terça-feira, João teve uma conversa promissora com lideranças nacionais do União Brasil e a expectativa é que pelos próximos dez dias a questão possa estar resolvida.
Em se confirmando o apoio do União Brasil, João Campos consolidará o maior tempo de televisão da disputa e ficará menos refém de exigências do PT, que a essa altura do campeonato não tem condições materiais de lançar um nome para a PCR, nem também teria discurso para apoiar outro nome. Prova disso foi o senador Humberto Costa, maior liderança do PT, sinalizar que independente de vice o partido estará com o socialista.
O apoio do União Brasil consolida ainda mais o favoritismo de João Campos e lhe dá a tranquilidade necessária para escolher um vice de sua estrita confiança para buscar a reeleição em outubro e chegar fortalecido em 2026, quando poderá renunciar para disputar o Palácio do Campo das Princesas.
Igarassu – A governadora Raquel Lyra e a prefeita de Igarassu, Professora Elcione, estarão juntas na próxima sexta-feira para anunciar importantes investimentos para a cidade. Elcione é uma das prioridades do Palácio do Campo das Princesas nas eleições deste ano.
Marcelo Gouveia – O presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, foi bastante elogiado tanto pela primeira edição sob seu comando do Congresso da Amupe, quanto pela organização da Marcha dos Prefeitos em Brasília. Marcelo tem tudo para fazer história no comando da entidade municipalista.
Hacker – A Primeira Turma do STF recebeu a denúncia contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto pela suposta invasão de sistemas e adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça. Com o recebimento da denúncia, os dois responderão a uma ação penal no STF pelos supostos crimes de falsidade ideológica e invasão a sistemas da Justiça. A decisão foi unânime. Segundo o Ministério Público, Delgatti confessou o crime e a solicitação da deputada para que ele os cometesse.
Pena – A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal extinguiu a pena imposta ao ex-ministro José Dirceu (PT) por corrupção, no âmbito da Lava Jato. De acordo com a decisão, o delito estava prescrito na data do recebimento da denúncia, o que invalida a condenação. José Dirceu tinha sido condenado a oito anos de reclusão. Por maioria de votos, o STF considerou que houve prescrição. O cálculo leva em conta que Dirceu tinha mais de 70 anos na data da sentença, o que diminui o prazo prescricional pela metade. O ex-ministro da Casa Civil já declarou que quer se eleger deputado federal em 2026 e voltar ao Congresso Nacional.
Adiamento – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, afirmou que não há previsão ou discussão quanto a eventual adiamento das eleições de 2024 no Rio Grande do Sul. “Nós estamos em maio, e todas as providências estão sendo tomadas no âmbito do governo do estado do Rio Grande do Sul e do governo federal, para que, se não houver o retorno total do que era antes dessa devastação pela inundação, haja a normalidade, o retorno do mínimo normal da rotina”, afirmou Alexandre. Moraes declarou que não houve, até o momento, nenhum dano estrutural no Tribunal Regional Eleitoral do Estado.
Inocente quer saber – Quando o União Brasil anunciará apoio à reeleição de João Campos?
Deixe um comentário