O senador dos municípios
Um técnico extremamente qualificado, Fernando Dueire adquiriu experiência política nas funções que ocupou na gestão pública, especialmente ao lado de Jarbas Vasconcelos, de quem foi secretário de Infraestrutura e foi responsável pela gestão transformadora que Jarbas imprimiu em Pernambuco.
Prova disso foi a decisão de Jarbas ao escolhê-lo como suplente na última eleição que disputou em 2018, e desde 2022 assumiu o mandato no Senado Federal, sendo efetivado em setembro do ano passado com a renúncia de Jarbas. Desde que passou a exercer a função no Senado Federal, Fernando Dueire tem intensificado seus esforços para garantir recursos para os municípios, e com isso ganhou a alcunha de “senador dos municípios”.
Prefeitos das mais variadas regiões, a exemplo de Zé Martins (João Alfredo), Gilvandro Estrela (Belo Jardim), Edilson Tavares (Toritama), Aline Freire (Terra Nova) e Judith Botafogo (Lagoa do Carro), fizeram questão de registrar a importância do mandato do senador para o desenvolvimento de suas cidades. Essa postura republicana e sensível às causas municipalistas têm sido um dos grandes diferenciais do senador, que tem se destacado na defesa dos interesses de Pernambuco no Senado Federal.
Agiu rápido – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, agiu rápido para garantir realização de voos emergenciais neste momento de crise no Rio Grande do Sul. Silvio mobilizou, além das companhias áreas, a Infraero, Anac, a ABR e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABA). A população contará com até 116 voos semanais nesta primeira fase do plano de aviação emergencial na região, sendo 88 no Rio Grande do Sul e 28 em Santa Catarina.
Conformado – O senador Humberto Costa tem sinalizado sua conformidade com a iminente decisão do prefeito João Campos de não entregar ao PT a vaga de vice na busca pela reeleição. De acordo com Humberto, o PT apoiará João Campos sob qualquer circunstância.
Razões – O prefeito João Campos tem suas razões de não querer entregar a vice ao PT. A primeira delas é que o partido pouco agregaria ao socialista na vice, podendo até tirar eleitores de centro-direita que simpatizam com sua gestão, a segunda é a de que para renunciar ao cargo e disputar o governo em 2026, precisará ter como vice alguém de sua estrita confiança, e nenhum nome do PT cumpre este requisito.
Federação – Os rumores de federação entre PSDB, Cidadania e Solidariedade poderão colocar Raquel Lyra e Marília Arraes no mesmo palanque em 2026. Apesar de ser possível a federação, é pouco provável que Marília permaneça no partido em caso de unificar com sua algoz de 2022.
Igarassu – A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos (PSDB), tem conquistado importantes apoios na busca pela reeleição. A tucana recebeu a adesão do ex-prefeito Ninho, e do ex-presidente da Câmara, Ademar de Barros, e de Ernandes Bob Esponja, que foram seus adversários na disputa de 2020. Elcione conta com o apoio irrestrito do Palácio do Campo das Princesas na tentativa do segundo mandato, pois foi uma das mais importantes aliadas da governadora Raquel Lyra desde o início da sua caminhada em 2022.
Inocente quer saber – Elcione Ramos será reeleita em Igarassu?
Deixe um comentário