O PT e o Novo Recife, um casamento de muitos anos
Causou espanto a nota do diretório municipal do PT divulgada ontem pela imprensa local criticando o projeto Novo Recife, empreendimento que o consórcio liderado pela Moura Dubeux tenta construir no Cais José Estelita, porque tudo foi iniciado nas gestões do PT, onde o PSB apenas deu continuidade.
Pra começo de conversa as torres gêmeas construídas pela Moura Dubeux tiveram o aval da gestão do então prefeito do Recife João Paulo para saírem do papel. Aquele empreendimento foi o pontapé inicial para a recuperação da área que tinha virado um antro de drogas e prostituição.
Posteriormente foram sendo reformados pelo governo de Pernambuco os galpões próximos ao Marco Zero que deram uma nova dinâmica àquela área que igualmente era abandonada. Hoje se tornou um ponto turístico extremamente atrativo para quem mora no Recife e quem vem de outras regiões.
Está em fase de construção o Porto Novo Recife que visa dinamizar aquela área trazendo para a capital pernambucana vários incrementos para a atração de turistas.
Voltando ao terreno da Rede Ferroviária Federal S.A., cuja propriedade é do Consórcio Novo Recife adquirido em Leilão no ano de 2008, quando Lula ainda era presidente e João Paulo o prefeito do Recife, os governos estadual, municipal e federal sabiam do intuito do consórcio em construir o empreendimento.
Mas as gestões do PT não moveram uma palha para impedir a liberação do Novo Recife. A prova é tanta que o então prefeito João da Costa, cria política de João Paulo que depois rompeu com o padrinho por conta do contrato do lixo, sancionou a Lei que possibilitava a construção do empreendimento no apagar das luzes da sua gestão.
Portanto, é risível a nota do PT querendo dar uma de Madalena arrependida e encampar a tese do PSOL com o único objetivo de desgastar o prefeito Geraldo Julio, que pode ter todos os defeitos do mundo, mas foi o gestor que mais cobrou compensações urbanísticas do empreendimento.
A nota do PT não passa de um oportunismo barato de quem foi incapaz de eleger um mísero deputado federal na disputa do ano passado, cujas lideranças políticas foram soterradas em Pernambuco e seguem sem qualquer perspectiva de voltar ao ápice de outrora.
O projeto Novo Recife tem o DNA de João Paulo e João da Costa, e se eles continuarem com essa atitude de quem se esqueceu do passado, os fatos estão aí pra comprar a paternidade do PT na concepção do Novo Recife. Eles estão envolvidos do dedo do pé até o fio do cabelo na utilização do Cais José Estelita para fins imobiliários.
Abandono – A pista de cooper do Santos Dumont em Boa Viagem está completamente abandonada. Um equipamento que serve para as famílias da área praticar esportes está com o muro quase caindo e o mato tomando conta de quase todo o terreno por falta de cuidado. Os responsáveis pelo local deveriam tomar uma medida antes que o muro caia e acabe matando alguém.
Saída – Se o estado não provém de recursos para cuidar do Santos Dumont deveria fazer como a prefeitura do Recife que em troca de espaços publicitários requalificou a orla de Boa Viagem apenas com dinheiro privado. Certamente várias empresas gostariam de atrelar sua marca ao empreendimento do Santos Dumont.
Resposta – O líder do governo na Alepe, deputado Waldemar Borges (PSB), rebateu as críticas do líder da oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PTB) em relação às escolas da Mata Sul. De acordo com Waldemar apenas duas escolas estão com problemas efetivos, mas são por conta do terreno onde estão sendo construídas. As demais estão com as obras dentro do cronograma estabelecido.
Pedaladas – Sem consistência jurídica, o impeachment vem perdendo força até mesmo entre os partidos de oposição à presidente Dilma Rousseff. Diante do cenário adverso, a oposição decidiu apresentar ao Procurador Geral da República Rodrigo Janot uma queixa-crime contra a presidente por conta das chamadas pedaladas fiscais caracterizando-as como falsidade ideológica e crimes contra as finanças públicas.
RÁPIDAS
Joaquim Levy – Após o senador Lindbergh Farias (PT/RJ) pedir a saída do ministro da Fazenda Joaquim Levy do cargo na última quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff refutou a ideia dizendo que Levy é de sua inteira confiança e sua presença no governo é fundamental para a efetivação do ajuste fiscal.
Fernando Monteiro – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) se reunirá hoje a partir das 20 horas com a convenção Batista Nacional, sob o comando do Pastor Herivando Costa. Fernando falará aos 150 convidados sobre a terceirização, drogas e maioridade penal. A partir de então o progressista será o representante pernambucano da convenção Batista na Câmara dos Deputados.
Inocente quer saber – Felipe Carreras será candidato a vice-prefeito do Recife na chapa de reeleição de Geraldo Julio?