A região do bairro Dom Avelar, zona norte de Petrolina, é uma das mais afetadas, historicamente, em períodos de chuvas. Para diminuir os impactos causados, a prefeitura iniciou uma grande obra na comunidade. Nesta terça-feira (23), o prefeito Simão Durando fez questão de acompanhar de perto do início das ações. Para garantir a execução dessa obra histórica, serão investidos mais de R$ 5 milhões.
A obra acontece em diversas fases e envolverá uma ampla área crítica que sofre com alagamentos no Dom Avelar, como a quadra velha, a Avenida da Redenção e as imediações da Unidade Básica de Saúde. Serão implantados mais de 2 km de tubulação para fazer o escoamento das águas das chuvas. Já foram iniciadas as escavações para a instalação dessa rede de drenagem. Em seguida toda essa estrutura será conectada a diversas ruas que serão pavimentadas já com sistema de drenagem no bairro. A expectativa é de que todo o sistema seja concluído em 6 a 8 meses.
Na visita às obras, o prefeito Simão destacou a importância desse tipo de ação que vem sendo priorizada desde o ano passado. “Fiz questão de acompanhar de perto o início dessas obras tão esperada, principalmente, pela comunidade do Dom Avelar. Conseguir diminuir esses impactos é um desafio que requer muito planejamento, ações de manutenção, mas também obras mais robustas para estruturar as áreas críticas. A Operação Drenagem é um marco desse trabalho. Sem dúvida, o maior investimento já realizado em Petrolina para a questão da drenagem das águas. Estamos criando soluções para que nas próximas chuvas os transtornos sejam menores. Desta vez, teremos o auxílio do plano Plano de Macrodrenagem, que vai apontar todas as áreas críticas que se formaram nas últimas décadas e quais os projetos de correção mais prioritários. Esse estudo teve um grande investimento, mas é necessário para preparar a cidade que não para de crescer e junto com isso surgem os desafios”, explica o prefeito Simão.
O projeto integra o pacote de ações ‘Bora Crescer Mais’, lançado recentemente pelo prefeito. A iniciativa também faz parte da Operação Drenagem, ação pioneira no município, para manutenção e obras para enfrentamento das chuvas.
Deixe um comentário