A Câmara de Vereadores de Carpina emitiu uma nota de repúdio ao discurso do atual prefeito da cidade, Manuel Botafogo. A declaração, considerada como discurso de ódio e contendo termos machistas e misóginos, foi direcionada aos seus opositores, especialmente à única mulher pré-candidata à Prefeitura em 2024, Eduarda Gouveia.
Na nota, assinada por 12 dos 14 vereadores da cidade, é destacada a inadmissibilidade da violência política, principalmente quando dirigida a uma mulher, representante de uma minoria historicamente excluída do debate democrático, devido ao machismo e misoginia presentes na sociedade.
Durante o evento político, o prefeito Manuel Botafogo proferiu palavras que causaram indignação na cidade: “Tanta mulher bonita em Carpina, tanto homem bonito. O povo espera pela qualidade, pelo caráter. Uma “mulé” que tem dinheiro, que veio de Recife e que é dona de budega, e vem querer enganar e ludibriar as mulheres daqui. Não precisa de uma mulher bonita, pois têm mulheres mais bonitas do que tu“.
A declaração gerou forte reação na comunidade, especialmente entre as mulheres, que se sentiram desrespeitadas. A Câmara de Vereadores solicitou uma retratação por parte de Botafogo, aguardando uma posição do atual mandatário em relação ao ocorrido.
Deixe um comentário