Partidos largam na frente mirando prefeituras
As eleições deste ano trazem uma perspectiva diferente das anteriores no período em que o PSB governou Pernambuco, uma vez que a governadora Raquel Lyra não quis direcionar todos os seus apoiadores num único partido, chegando a distribuir com os principais aliados PSDB, PSD e PP. Além destes partidos, pelo menos duas legendas fizeram bem o dever de casa, como o PSB e o Republicanos.
Esses partidos deverão ficar com o maior número de prefeitos em Pernambuco, mas dificilmente haverá uma hegemonia partidária como aconteceu com o PSB, cuja diferença deverá ser ínfima entre os cinco partidos que mais elegerem prefeitos no estado.
Legendas como Podemos, MDB, PL e PT também deverão avançar para emplacar um número razoável de prefeituras no estado, estes últimos projetam duas dezenas de prefeitos cada, enquanto os demais apostam entre 25 e 40 prefeitos para a abertura das urnas. Se todos estes partidos atingirem seus objetivos, seus atores estarão colocados para 2026 tanto para o governo estadual quanto para as duas vagas pelo Senado Federal.
A coalizão da governadora composta por PL, PP, PSD, Podemos, MDB e PSDB projeta ficar com 100 a 120 prefeituras, já PT, Republicanos e PSB, que ostentam consigo atores estratégicos como Humberto Costa, Silvio Costa Filho e João Campos, respectivamente, estimam eleger juntos entre 60 e 80 prefeitos. Quem fizer bem o dever de casa estará credenciado para os projetos majoritários de 2026.
Elogios – O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, presidente estadual do PSD, rasgou elogios ao novo filiado do seu partido, o secretário de Turismo, Daniel Coelho, que é pré-candidato da legenda à PCR. André antecipou que Daniel será a estrela das inserções partidárias do PSD, o que ajudará a construir sua imagem perante o eleitorado recifense.
Demanda – No Dia do Prefeito, os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte solicitaram ao ministro da Assistência Social a criação de Centros Unificados de Atendimento aos Autistas em Pernambuco e em todo o Brasil. O ministro Wellington Dias mostrou-se receptivo ao pedido, que visa oferecer atendimento especializado e inclusivo para pessoas autistas. Acompanharam a reunião o prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino, e a secretária municipal de Educação, Nalva Veras.
Secretaria – O Governo Federal criou a Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação para impulsionar o desenvolvimento econômico regional. A nova secretaria visa ampliar infraestrutura e promover logística aquaviária do país, anunciada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A medida busca estimular o transporte eficiente e integrado, além de fomentar novas cadeias produtivas. A secretaria será liderada por Dino Antunes Dias Batista e terá como prioridades infraestrutura hidroviária, impacto social, planejamento e segurança hidroviária.
Inocente quer saber – Qual partido elegerá o maior número de prefeitos em Pernambuco?
Kurt diz
Wow, fantastic blog structure! How lengthy have you been running a blog for?
you made running a blog look easy. The total glance of your site is fantastic, as smartly as the content!
You can see similar here dobry sklep