Evento ocorre neste sábado (16) e domingo (17) e terá número de modalidades duplicado este ano, com 24 horas seguidas de atividades esportivas totalmente gratuitas
A Prefeitura do Recife, pelo segundo ano, realiza a 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva da cidade no próximo fim de semana. Na tarde desta quinta-feira (14), o prefeito Geraldo Julio fez o anúncio do evento que vai agitar o Recife com 24 horas consecutivas de atividades, espalhadas por 7 polos, 16 Academias da Cidade, duas Academias Recife e 47 ruas, além de intervenções urbanas nos bairros. Esse ano, a virada terá o dobro de modalidades esportivas e três novos polos. As atividades começam às 16h do sábado (16) e acontecem até as 16h do domingo (17), e tem como objetivo incentivar a prática de atividade esportivas de forma inclusiva e gratuita, estimulando a integração entre os cidadãos e a vivência nos espaços públicos do Recife.
O prefeito Geraldo Julio comentou sobre o benefício que o evento traz para o Recife. “A marca dessa gestão é tornar a cidade mais viva, incentivando as pessoas a estarem nas ruas, com as diversas ações que promovemos, com a recuperação de tantos espaços públicos. O esporte é também um estímulo, além de propiciar o lazer, integrar as famílias, e as pessoas entre elas e com a própria cidade”, declarou o gestor municipal sobre o evento, que é realizado pela Prefeitura do Recife e Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe), com apoio do Governo do Estado e é totalmente gratuito.
Nesta segunda edição, o evento está com o dobro de opções de atividades e ganha também três novos polos: Santana, Ibura e Macaxeira. A 2° Virada Esportiva e Paraesportiva do Recife também acontece no Pina, Parque Dona Lindu, Jaqueira e Marco Zero. A programação completa do evento já está disponível no site www.viradaesportivarecife.com.br, onde os recifenses poderão conferir os detalhes e optar entre cerca de 200 modalidades, além das 47 ruas da cidade, que recebem o programa Lazer na Rua todos os domingos. As Academias Recife situadas no Parque Santana e no Parque da Macaxeira também terão funcionamento especial neste fim de semana da Virada: no sábado, elas funcionarão das 6h às 10he das 16h às 19h, e no domingo, a malhação está garantida das 7h às 10h.
O secretário de Esportes do Recife, George Braga, descreveu algumas atividades da Virada. “Este ano, das 8h às 10h do domingo, a Lagoa do Araçá recebe a 1ª Volta da Lagoa, direcionada para os amantes de corrida. Também teremos a realização da primeira edição da Gincana da Virada, no polo Marco Zero. Outras novidades são a “Caça ao Tesouro”, no Parque das Esculturas de Francisco Brennand, em frente ao Marco Zero; as atividades náuticas, que incluem desafio de remo, apresentação de Stand-Up Paddle e uma prova de canoagem que circundará o Bairro do Recife; e a exibição de documentários na Caixa Cultural”, afirmou.
Outro ponto de destaque do evento é a integração com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria da Mulher, e com a Secretaria de Turismo e Lazer, que estarão presentes com ações de orientação, difusão e debates sobre temas pertinentes às suas pastas. Além de esportes mais conhecidos do público, como basquete, futebol e vôlei, a 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva terá apresentações de artes marciais, atividades aeróbicas, rugby, MMA, agility e esportes radicais. A 2ª Corrida das Escadas acontece no Morro da Conceição, às 6h do domingo.
GERALDÃO – Também na tarde desta quinta-feira (14), na coletiva de lançamento da 2ª Virada Esportiva e Paraesportiva do Recife, o prefeito Geraldo Julio anunciou a retomada das obras de reforma e modernização do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão. ” O canteiro de obras já está sendo limpo, organizada, e na semana que vem mais de 100 trabalhadores já estarão no local. Vamos devolver à população aquele equipamento tão importante, que passa por um grande processo de revitalização, mais de quarenta anos depois de construído”, declarou o gestor.
O Geraldão passará a ser uma moderna arena para eventos esportivos e shows. O projeto inclui intervenções no ginásio em si, na área externa e no parque aquático, com recuperação estrutural, acessibilidade, climatização e adequação da quadra poliesportiva aos padrões internacionais. Já foram executados 42% dos trabalhos, o que equivale a R$ 19,2 milhões. O investimento total da obra é de R$ 45,7 milhões.