João Campos dá xeque-mate
Eleito com uma ampla frente política em 2020, João Campos havia perdido três partidos para a governadora Raquel Lyra: o PSD, o PP e o PDT, que estavam na sua coligação no pleito passado. O MDB seria a quarta legenda a ficar com a governadora e poderia não apoiar a sua reeleição.
Esse movimento ficou em vias de consolidação, com grandes chances de Raquel formalizar uma participação do MDB no governo, através de uma robusta secretaria. Inclusive, os nomes da deputada federal Iza Arrruda e do deputado estadual Jarbas Filho foram ventilados para o secretariado, tamanho o avanço das negociações.
Porém, uma demora na equação, fez com que o MDB, que chegou até ser ventilado como destino de Daniel Coelho para disputar a prefeitura do Recife, anunciasse ontem a permanência na Frente Popular e consequentemente o apoio à reeleição de João Campos. O movimento não só garante um robusto tempo de televisão ao socialista, como tira dele a pressão para que o PT fique com a sua vice.
Então, João Campos acabou saindo no lucro, acertando o passo na demora do adversário, pois indiscutivelmente a estrutura do governo estadual é infinitamente maior que a da capital pernambucana, então em condições normais de temperatura e pressão, o Palácio acabaria levando a melhor num embate direto, mas por algum percalço no caminho, João Campos acabou ficando com o MDB. Que o Palácio entenda a lição, e não negligencie as outras negociações com partidos igualmente relevantes, a exemplo do PP.
Investimento – Mais de 388 mil habitantes de Petrolina estão se beneficiando com a restauração da PE-638, entregue pela governadora Raquel Lyra. A estrada recebeu investimentos de R$ 40,7 milhões, fortalecendo a fruticultura na região. A requalificação incluiu pavimentação, novo sistema de drenagem e sinalização, facilitando o transporte e reduzindo custos para os produtores locais. A entrega foi celebrada pelo prefeito Simão Durando e pelos moradores, que destacaram os benefícios para a comunidade. Diversas autoridades estiveram presentes no evento, enfatizando a importância da obra para o desenvolvimento regional.
Participação feminina – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) sediou a 2ª edição de uma reunião com lideranças femininas do estado, promovida pela startup “Quero Você Eleita”, visando fortalecer a participação das mulheres em ambientes de decisão. O encontro, liderado pela vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, e pela cofundadora da startup, Gabriela Rollemberg, contou com a presença de personalidades femininas da política, do meio jurídico e da advocacia, incluindo a vice-governadora do Estado, Priscila Krause.
Preparação – No evento, que contou com oficina, palestra e roda de conversa, diversas lideranças femininas destacaram a importância da representatividade e da inclusão para construir espaços mais igualitários. A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Anne Cabral, ressaltou a necessidade de astúcia das mulheres para garantirem espaços, enquanto a CEO da startup “Quero Você Eleita”, Gabriela Rollemberg, enfatizou a importância de uma nova política, construída em rede e visando à dignidade humana.
Inocente quer saber – Mais algum partido da base de Raquel Lyra poderá ficar com João Campos no Recife?
Rent Ferrai diz
Such a well-structured and engaging article. Thank you!