O São João de Petrolina, maior município do Vale do São Francisco, homenageia a diversidade cultural da região em sua edição junina deste ano. Com o tema “Viva a nossa arte”, a prefeitura destaca os talentos locais e promove uma série de ações para valorizar as tradições e os produtores culturais do Vale do São Francisco.
A edição junina deste ano do São João de Petrolina traz uma homenagem especial à rica diversidade cultural do Vale do São Francisco. Sob o tema “Viva a nossa arte”, a prefeitura municipal está dedicando esforços para colocar em destaque os talentos locais e as manifestações culturais que moldaram a identidade da região.
Petrolina, conhecida por ser o epicentro da efervescência cultural do Vale do São Francisco, atrai milhares de pessoas durante o período junino, sendo amplamente divulgada pela mídia nacional. Neste ano, a prefeitura decidiu aproveitar o evento para prestar uma homenagem especial aos produtores de cultura em suas diversas representações.
Com o intuito de promover o segmento cultural e estimular a população a valorizar suas raízes e valores, a Prefeitura de Petrolina desenvolveu uma série de ações dentro do tema “Viva a nossa arte”. A ampla divulgação do evento destaca os talentos locais, como artesãos, artistas plásticos, músicos e outros produtores culturais do Vale do São Francisco.
A decoração do evento e toda a identidade visual das peças de comunicação foram elaboradas com elementos culturais característicos da cidade, como carrancas, renda, xilogravura, couro, barro, entre outros detalhes. Os vídeos de divulgação contaram com a participação de figuras importantes da cena cultural local, que não só anunciaram as atrações juninas, mas também compartilharam um pouco de suas trajetórias e contribuições para a cultura de Petrolina.
No lançamento da programação do ciclo junino, a festa contou com exposições de artistas locais, apresentações de quadrilhas juninas de bairros da cidade, comidas típicas e decoração com traços da região. Além disso, foram realizadas apresentações de cantores com raízes no Vale do São Francisco, como forma de celebrar a diversidade musical da região.
Uma extensa campanha de divulgação está sendo realizada nos meios de comunicação, incluindo TV, rádio, redes sociais e blogs, destacando histórias, artesanato, canções, pinturas e outras expressões culturais que enriquecem a identidade de Petrolina, a “Terra dos Impossíveis”.
Ao final do ciclo junino, espera-se que tanto a população local quanto os turistas se encantem com a riqueza cultural produzida às margens do Rio São Francisco. O prefeito Simão Durando destaca a importância de valorizar a cultura local e compartilhar suas tradições com o Brasil e o mundo.
O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, ressalta o impacto positivo da proposta da prefeitura em promover a cena cultural local durante as festividades juninas. Ele destaca a importância de reconhecer e agradecer a todos os envolvidos na produção cultural do São João de Petrolina, desde os artistas até os trabalhadores criativos que contribuem para o sucesso do evento.
Deixe um comentário