Republicanos aproveita oportunidade
Partido sem muita tradição em Pernambuco, o Republicanos do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, caminha para lançar um número significativo de candidatos a prefeito na disputa municipal. Valendo-se da força de ocupar uma pasta na equipe do governo federal, Silvio Costa Filho atraiu quadros para o partido em todas as regiões do estado.
O partido disputará importantes colégios eleitorais como Caruaru e Ipojuca, com postulações próprias, e fará alianças estratégicas em outros, como Recife com João Campos, Petrolina com Simão Durando e Jaboatão dos Guararapes com Elias Gomes.
Em algumas regiões, como o sertão do Pajeú, o Republicanos disputará oito cidades com chances reais de vitória, e ao todo pelo menos cinquenta candidatos a prefeito serão lançados em todas as regiões. Esse movimento faz do ministro Silvio Costa Filho um importante ator da política pernambucana, e no segundo mandato como deputado federal, ele terá plenas condições de construir um projeto majoritário em 2026, ora pela função que ocupa, ora pelo fortalecimento do partido que está sendo construído com muita maestria, ao lado do presidente estadual Samuel Andrade e dos deputados federais Augusto Coutinho e Ossesio Silva.
Dentre os partidos que não integram a base da governadora Raquel Lyra, o Republicanos tem tudo para sair como o de maior número de prefeitos eleitos, podendo eleger até mais do que o próprio PSB, que disputará cidades estratégicas como Recife, Paulista e Garanhuns. Isso é possível porque o dever de casa está sendo feito pelo ministro e sua equipe política.
Progressistas – Outro partido que deverá emplacar um número significativo de candidatos a prefeito e consequentemente prefeitos eleitos é o PP do deputado federal Eduardo da Fonte. Dentre as legendas aliadas da governadora Raquel Lyra, o PP tem se destacado no número de filiações e poderá sair das urnas com um tamanho ainda mais representativo.
Sem definição – A definição da chapa majoritária de reeleição da governadora Raquel Lyra está longe de acontecer. Essas questões só deverão ser definidas em 2026, o único indicativo é que a tucana tentará o segundo mandato, as vagas do Senado deverão ser ocupadas por atores que agregarão valor político e eleitoral à sua chapa.
Caruaru – A disputa pela prefeitura de Caruaru terá pelo menos cinco nomes fortes. Além do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que tentará a reeleição, o ex-prefeito José Queiroz (PDT) tentará voltar ao cargo juntamente com o deputado federal Fernando Rodolfo (PL), o ex-deputado estadual Erick Lessa (Republicanos) e Raffiê Dellon (União Brasil). A disputa promete fortes emoções, com uma polarização dos dois primeiros e os outros três tentando quebrá-la.
Inocente quer saber – Quais partidos liderarão o ranking de prefeitos eleitos em Pernambuco?
Deixe um comentário