Polarização nacional na Câmara do Recife
Com cerca de 20 vereadores de mandato disputando a reeleição, ninguém tem dúvidas que o PSB elegerá a maior bancada na capital pernambucana. A disputa será sobre qual partido emplacará a segunda maior bancada no Recife, nas projeções dos próprios vereadores, o PSB poderá eleger entre 13 e 14 parlamentares, e ao que tudo indica o PT do presidente Lula e o PL do ex-presidente a Jair Bolsonaro disputarão taco a taco quem ficará com a segunda maior representação.
Por integrar uma federação com PCdoB e PV, a expectativa é que o conjunto liderado pelo PT eleja até sete vereadores. Disputarão a reeleição pela federação Osmar Ricardo, Liana Cirne e Jairo Britto, do PT, Marco Aurélio Filho (PV) e Cida Pedrosa (PCdoB), então as outras vagas, até duas, serão disputadas por novos quadros que tentarão um lugar ao sol.
O PL, por sua vez, terá Fred Ferreira tentando a reeleição, mas possui nomes competitivos como Nilson Pereira, Rogério Magalhães, Flávia Santos e Rodrigo Gomes. De vereadores de mandato, podem integrar a sigla Paulo Muniz e Alcides Cardoso. A expectativa é que o partido possa eleger entre cinco e seis vereadores, o que garantiria a segunda maior bancada da Casa de José Mariano.
O fato é que a polarização nacional entre Lula e Bolsonaro deverá alavancar nomes do PT e do PL na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal do Recife. Eles serão importantes cabos eleitorais em outubro.
Salários – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, submeteu diretamente ao plenário o julgamento da ação que discute pontos da lei que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres. A ação foi proposta pela Confederação Nacional da Indústria e pela Confederação Nacional do Comércio a fim de que o STF aprecie pontos da Lei Federal 14.611/2023, que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função.
Suíça – O Supremo Tribunal Federal Suíço determinou a repatriação para o Brasil de US$ 16,3 milhões bloqueados em contas do país vinculadas ao ex-prefeito de São Paulo e ex-deputado federal Paulo Maluf. A decisão encerra o caso na Justiça suíça. A expectativa é de que a quantia seja devolvida ao Brasil em breve. A Corte acatou os argumentos apresentados pelo Brasil – a partir de atuação conjunta do Ministério Público Federal, da Advocacia-Geral da União e do Ministério da Justiça.
Capital do Brega – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Pedro Campos ao projeto de lei que pretende declarar Recife a “Capital Nacional do Brega”. Para o parlamentar a iniciativa fortalece a cadeia cultural e econômica impulsionada pelo gênero musical. O PL, de autoria do deputado Felipe Carreras, segue agora para análise do Senado Federal.
Inocente quer saber – O PL emplacará a segunda maior bancada do Recife em outubro?
Deixe um comentário