A Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Alepe realizou, hoje pela manhã, uma reunião onde foi discutido o desligamento compulsório dos profissionais que atuam na assistência técnica e extensão rural em Pernambuco, pelo Governo do Estado, por meio de uma portaria da Diretoria Executiva da Pernambuco Participações S.A – PERPART, em janeiro deste ano.
A reunião contou com a presença do presidente da Comissão, deputado Doriel Barros (PT), das deputadas Rosa Amorim (PT) e Débora Almeida (PSDB), e do deputado Luciano Duque (Solidariedade). Também estiveram presentes o coordenador geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola Brasil (FAZER), José Cláudio Fidelis Pereira; e o extensionista rural, engenheiro agrônomo e membro da coordenação do Projeto Dom Hélder Câmara, Genil Gomes.
Doriel Barros destacou que “Já há um déficit significativo na prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no estado e essa medida poderá trazer um grande prejuízo para a agricultura familiar. Esses profissionais contribuem com assistência técnica, de maneira extremamente importante, para a produção dos alimentos que chegam à mesa da população, garantindo a segurança alimentar e nutricional e o abastecimento de instituições como hospitais, escolas, creches e abrigos.”, ressaltou.
Ao final da reunião, ficou definido que os profissionais desligados encaminharão à Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Alepe a situação individualizada de cada funcionário demitido, para que seja enviada a solicitação de esclarecimento ao Governo do Estado sobre cada caso.
Deixe um comentário