PSB deverá eleger maior bancada
Faltando poucos dias para findar a janela partidária, o PSB do Recife caminha para filiar até 20 vereadores de mandato que tentarão a reeleição em outubro. Partido do prefeito João Campos, a legenda elegeu doze vereadores em 2020 e pretende ampliar este número para quatorze.
Os pretensos candidatos do partido, entre vereadores de mandato e aspirantes a um mandato têm escolhido o PSB pela força do prefeito João Campos, que além do favoritismo para a reeleição, deverá alavancar o voto de legenda do partido e os próprios candidatos proporcionais, que terão um argumento a mais na conquista do voto.
Dos doze vereadores eleitos pelo partido em 2024, apenas Alcides Teixeira Neto não deverá disputar a reeleição na legenda, pois teria iniciado conversas com o Avante, então sobram onze, que teriam a volta de Carlos Muniz, Rinaldo Júnior e Júnior de Bria, que disputariam o mandato pela legenda. O partido já filiou Andreza de Romero, Chico Kiko e Eriberto Rafael, eleitos pelo PP, e poderá atrair Samuel Salazar, que foi eleito pelo MDB. Então seriam pelo menos quinze de mandato e dois que assumiram nesta legislatura por algum momento.
Ainda há outros vereadores ligados ao prefeito João Campos que podem acabar disputando no PSB, a exemplo de Aline Mariano, filiada ao PP, mas que poderia escolher o PSB para tentar buscar um novo mandato. Ainda há nomes testados como Júnior de Cleto, que optou pela legenda. Confirmando os prognósticos, o PSB poderá repetir o feito de 2020 e garantir uma significativa governabilidade ao prefeito João Campos, caso ele conquiste a reeleição em outubro.
Destaque nacional – O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, foi o entrevistado do Roda Viva ontem. O deputado pernambucano tem conseguido um significativo destaque como ministro de Lula, imprimindo uma agenda positiva de desenvolvimento dos transportes aéreo e marítimo do país.
Aprovação – A Câmara do Recife aprovou ontem um dispositivo que permite que o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco assuma o cargo de prefeito do Recife. A medida visa evitar a inelegibilidade da vice-prefeita Isabella de Roldão e do presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, integrantes da linha sucessória do prefeito João Campos, caso eles assumissem a prefeitura. Em caso de ausência do prefeito, os dois se ausentariam e o presidente do TJPE ficará no cargo até a volta de João Campos.
Disputa – A disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promete ser bastante acirrada entre o prefeito Mano Medeiros (PL), o ex-prefeito Elias Gomes (PT) e a deputada federal Clarissa Tércio (PP). Os três têm intensificado as andanças pela cidade no objetivo de alavancar seus respectivos projetos majoritários. Tudo indica que Jaboatão terá um verdadeiro clássico em outubro.
Inocente quer saber – Quem elegerá a segunda maior bancada da Câmara do Recife em outubro?
Deixe um comentário