O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos/PE) participou de uma reunião da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, em Brasília, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. Durante o encontro, Coutinho expressou preocupação com a crise enfrentada pelo polo produtor de gipsita no Sertão do Araripe, devido à concorrência desleal gerada pela importação da gipsita espanhola.
Coutinho enfatizou a relevância do polo para o desenvolvimento regional, especialmente em um momento em que o Governo Federal busca políticas para conter a desindustrialização no país. Ele ressaltou que a região do Araripe é responsável por 90% da produção nacional de gipsita, porém, enfrenta desafios como a falta de infraestrutura para escoamento e fatores fiscais que favorecem a importação estrangeira, prejudicando a competitividade das empresas locais. Com 700 empresas e 15 mil empregos diretamente ligados ao setor, a situação exige atenção urgente.
Durante a reunião, o deputado e Alckmin também discutiram a implementação do programa Desenrola Empresas, que visa refinanciar dívidas de pequenas e microempresas negativadas. Essa iniciativa, oriunda de um projeto de lei do deputado Jorge Goetten (PL/SC), com coautoria de Coutinho, será tema de uma próxima reunião entre Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Além disso, foram abordados meios para aumentar as exportações das pequenas empresas brasileiras, visando expandir suas áreas de atuação e gerar novos empregos.
Deixe um comentário