PSDB buscará protagonismo
Após dezesseis anos de hegemonia do PSB em Pernambuco sob a liderança de Eduardo Campos e Paulo Câmara, eis que um novo partido passou a ter protagonismo no estado: o PSDB da governadora Raquel Lyra. Apesar da vitória em 2022, a legenda elegeu apenas três deputados estaduais e não emplacou nenhum deputado federal. O ocorrido em Pernambuco aconteceu também no âmbito nacional, quando a legenda reduziu para apenas 18 deputados federais eleitos na federação com o Cidadania.
Sob Raquel Lyra, o PSDB quer montar um novo cenário político e eleitoral em Pernambuco, avançando para eleger um número significativo de prefeituras e disputar os principais colégios eleitorais do estado, a exemplo de Recife e de Caruaru. Na capital pernambucana, o discurso de Daniel Coelho no evento tucano sinalizou para que o secretário possa voltar ao partido para disputar o comando do executivo, enquanto em Caruaru já está definido que Rodrigo Pinheiro tentará a reeleição pelo partido.
A presença do presidente nacional Marconi Perillo, ao lado de Bruno Araújo e da governadora Raquel Lyra evidenciou que o PSDB quer fazer valer o comando do estado e eleger o maior número possível de prefeitos espalhados pelos 184 municípios pernambucanos.
Caso logre êxito na empreitada, o Palácio do Campo das Princesas terá feito o dever de casa para contribuir com a reeleição da governadora Raquel Lyra em 2026. Portanto, esse movimento será de fundamental importância, não só no fortalecimento do PSDB como de partidos aliados.
Educação – O deputado federal Mendonça Filho (União Brasil), também coordenador do Novo Ensino Médio da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), participou, na última quarta-feira (13), de café da manhã proposto pela Frente Parlamentar do Brasil Competitivo. O momento contou com o debate do Projeto de Lei 5230/2023, de autoria do Poder Executivo, que reformula o Novo Ensino Médio. O encontro também contou com a presença de deputados federais das Frentes e de Gregório Grisa, representante da secretaria-executiva do Ministério da Educação. Estiveram presentes, também, entidades setoriais e empresas.
Ausência – Reforçando o sentimento de afastamento do PSDB, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, não se fez presente no ato que contou com a presença do presidente da legenda, Marconi Perillo, no Recife. O presidente nacional da sigla criticou o fato de Álvaro ter filiado a esposa, Sandra Paes, ao Republicanos após deixar o partido.
Ribeirão – O prefeito de Ribeirão, Marcello Maranhão, não tem medido esforços para eleger a vice-prefeita Carol Jordão como sua sucessora em outubro. O prefeito obteve dois mandatos e tornou-se uma das principais lideranças políticas da Mata Sul, podendo consolidar seu protagonismo se lograr êxito na empreitada.
Inocente quer saber – Daniel Coelho será candidato a prefeito do Recife pelo PSDB?
Deixe um comentário