Na 28ª edição da Intermodal South America, um dos maiores eventos de logística, comércio exterior e transporte de carga do continente, o Porto de Suape oficializou sua participação na Aliança Brasileira de Descarbonização Portuária (ABDP). A cerimônia de adesão, realizada na quarta-feira (6), representa um marco no cenário portuário nacional.
O compromisso firmado pelo Porto de Suape, em parceria com os portos de Paranaguá (PR) e do Itaqui (MA), demonstra a vontade coletiva de transformar o setor portuário brasileiro. A iniciativa, inspirada em um projeto semelhante entre portos espanhóis, visa promover a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono.
O diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot, expressou sua satisfação em participar de uma iniciativa tão impactante. Ele ressaltou que as ações de descarbonização estão alinhadas com os projetos de sustentabilidade já em andamento no complexo portuário, como os projetos de Estoque de Carbono e Compliance Climático.
Além do Porto de Suape, outros importantes portos brasileiros e entidades do setor aderiram à Aliança, incluindo os portos do Paraná, de Açu e do Sudeste, juntamente com instituições como a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).
O Porto de Suape, com uma área de 17,3 mil hectares, sendo 59% deles na Zona de Preservação Ecológica, destaca-se não apenas como um importante centro logístico, mas também como um defensor do equilíbrio entre atividades industriais e preservação ambiental. A região abriga biomas importantes, como a Mata Atlântica, restingas e mangues.
A Intermodal South America, que ocorre até esta quinta-feira (7), é uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimento, negócios e desenvolvimento do setor de logística e transporte de carga. Com mais de 500 marcas expositoras de 15 países, o evento promove o progresso e a inovação nesse importante segmento da economia.
Deixe um comentário