O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou sua presença nesta quinta-feira (18) na cerimônia que sinaliza a retomada de investimentos na Refinaria Abreu e Lima, situada no Complexo Industrial Portuário de Suape, Litoral Sul de Pernambuco. Esta é a primeira atividade oficial do chefe do Executivo federal no Estado em 2024.
O evento contou com a participação de ministros como Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), André de Paula (Pesca e Aquicultura), além da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), do prefeito do Recife, João Campos (PSB), do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, entre outras autoridades.
Segundo informações do Governo Federal e da Petrobras, a expansão da refinaria deverá gerar aproximadamente 30 mil empregos, diretos e indiretos, e acrescentar 13 milhões de litros de Diesel S10 à capacidade de produção nacional diariamente. Este investimento faz parte do Plano Estratégico 2024-28+ da Petrobras, integrando o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A construção do Trem 2 da refinaria, já em fase de contratação, está programada para ser concluída até 2028, aumentando a capacidade de processamento para 260 mil barris de petróleo por dia. As obras têm previsão de início no segundo semestre deste ano.
Deixe um comentário