Jarbas trata de acabar com boatos
O deputado Jarbas Vasconcelos possui uma vitoriosa carreira política, onde uma das suas maiores qualidades é não ser adepto do oportunismo barato que parcela da nossa classe política gosta muito de comungar. Foi governador, prefeito do Recife e senador da República primando pela coerência política.
Na semana passada surgiu um burburinho após um jantar oferecido por Jarbas à bancada federal em Brasília de que ele poderia ser candidato a prefeito do Recife no ano que vem contra o prefeito Geraldo Julio. O boato incomodou pessoas do PSB e da própria frente popular, que se manifestaram em off contra a postulação.
Político experiente, Jarbas tratou logo de desmentir essa possibilidade. E da melhor maneira possível, convidando o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio para um almoço em sua casa do Janga, evidenciando que há uma sintonia fina entre o ex-governador e os atuais comandantes do Palácio do Capibaribe e do Palácio do Campo das Princesas.
A movimentação de Jarbas ainda em 2011 foi no intuito de dar sobrevida política aos seus pupilos do PMDB como Raul Henry, Gustavo Negromonte, Izabel Urquiza, André Ferreira, dentre outros. Ele sabia que a aproximação com o PSB era vital para a sobrevida política dos seus correligionários.
Não seria agora em que, partícipe da Frente Popular e das gestões do PSB, após duas vitoriosas eleições majoritárias, o PMDB iria romper para tentar um voo solo que poderia até dar certo, mas também corria sério risco de dar errado.
Jarbas já deu mostras que não é aquele tipo de político vaidoso, que quer tudo pra si. Ao longo da sua vida pública construiu uma trajetória vitoriosa na política. Hoje o que ele mais quer é sombra e água fresca, apontando da tribuna da Câmara dos Deputados os defeitos da nossa república e debatendo os grandes temas do país, para quem sabe em 2018 voltar a ser senador, posto que gostou muito de ocupar.
Perda – Faleceu ontem em São Paulo, aos 63 anos de idade, vítima de câncer, o deputado Manoel Santos (PT). Ele foi presidente da Fetape e estava exercendo o seu segundo mandato na Casa Joaquim Nabuco. Ele também era líder do PT na Alepe.
Substituto – Para o lugar de Manoel Santos entra Manoel Botafogo (PDT). Botafogo já foi prefeito de Carpina e estava na planície depois de ter perdido a eleição. Carpina volta a ter um representante na Casa Joaquim Nabuco.
PT – A perda de Manoel Santos foi pior para o PT porque em 2014 não elegeu nenhum deputado federal e apenas três deputados estaduais. Agora ficará com apenas dois representantes na Casa Joaquim Nabuco, evidenciando cada vez mais a perda de representatividade do partido no estado.
Distanciamento – No fórum de Comandatuba, na Bahia, o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha e o vice-presidente do Senado Romero Jucá, ambos do PMDB, enalteceram a importância da independência do Congresso Nacional, evidenciando o distanciamento entre o Congresso e o Palácio do Planalto.
RÁPIDAS
Haroldo Duarte – Pré-candidato a vereador do Recife, o dentista Haroldo Duarte segue indefinido sobre qual partido irá para a disputa. Ele estuda a hipótese do Solidariedade de Augusto Coutinho e do PSDB de Daniel Coelho, de quem é próximo.
Impeachment – O senador Aécio Neves definitivamente encampou a tese do impeachment. Maior liderança de oposição no Brasil por ter obtido 51 milhões de votos, Aécio faz o que Lula faria se estivesse em seu lugar. Os partidos de oposição pretendem ingressar com um pedido de impeachment de Dilma Rousseff no início de maio.
Inocente quer saber – Quando a vereadora Marilia Arraes anunciará sua filiação ao PDT?