Na manhã deste sábado (18), mais cinco localidades de risco receberam os mutirões da Operação Inverno 2015 da Prefeitura do Recife, entre elas o Córrego do Eucalipto, no bairro de Nova Descoberta, que teve a visita do prefeito Geraldo Julio, conferindo pessoalmente os trabalhos. Realizadas pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), as ações têm como foco a prevenção para o período chuvoso e contam com o trabalho técnico além do informativo, educativo e de conscientização sobre práticas seguras para as regiões de risco da cidade. O prefeito também esteve em Boa Viagem para vistoriar obra de recapeamento de via.
Em Nova Descoberta, o gestor escutou os moradores e percorreu as áreas para certificar o trabalho de prevenção e melhoria das localidades de risco.”Os mutirões estão ocorrendo às sextas e sábados. Estamos aqui no Córrego do Eucalipto, onde temos 60 trabalhadores atuando na contenção de encostas, colocando lonas, equipes de assistentes sociais visitando as casas, orientando os moradores. Só hoje na cidade cerca de 300 trabalhadores da Defesa Civil e da Emlurb estão fazendo desobstrução de canaletas, recuperação de escadarias, um trabalho muito grande que está sendo realizado nos morros do Recife pra melhorar a qualidade de vida das pessoas”, registrou o prefeito Geraldo Julio.
Além de Nova Descoberta, os mutirões, que fazem parte da Operação Inverno 2015, estão ocorrendo em outros locais da cidade, são eles: Alto da Bela Vista, no Ibura de Baixo; Alto do Refúgio, em Nova Descoberta; Córrego do Sargento, na Linha do Tiro; e Rosa Selvagem, na Várzea. Com esse trabalho, a Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) busca ampliar a percepção de riscos nas comunidades e minimizar as vulnerabilidades dessas áreas. Ao todo, 16 mutirões já foram realizados desde que a Operação foi deflagrada em meados de março.
Dentro da Operação Inverno 2015, a Sedec irá realizar, até o final do ano, 40.600 vistorias técnicas para monitorar a situação dos imóveis situados nas áreas de risco da cidade, o que representa acréscimo de 16% em relação ao ano passado; 11.400 pontos de risco serão cobertos com lonas plásticas para reduzir o impacto da chuva e, assim, evitar ocorrências, um acréscimo de 20% em relação à operação de 2014. Além disso, 200 palestras educativas serão promovidas em escolas municipais e 9 mil residências serão visitadas com o objetivo de conscientizar a população sobre as práticas seguras que devem ser adotadas de modo a evitar acidentes durante o período chuvoso.
Continuando a manhã de vistorias, o prefeito Geraldo Julio seguiu do Córrego do Eucalipto para o Bairro de Boa Viagem, onde verificou obras de recapeamento que estão sendo realizadas pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
RECAPEAMENTO – Depois de acompanhar o mutirão no Córrego do Eucalipto, o prefeito Geraldo Julio seguiu para o Bairro de Boa Viagem, para verificar as obras de recapeamento da Rua Sá e Souza, onde cerca de 1.300m estão sendo recuperados. A obra representa um investimento de aproximadamente R$ 780 mil. A previsão de conclusão é de 20 dias.
“Recapeamento de via significa melhorar o trânsito e melhora a mobilidade das pessoas. Só neste sábado 10 ruas estão sendo recapeadas. São mais de 100 km que vamos recuperar, e até agora nossa gestão cuidou de quase 300 km, melhorando a qualidade de vida dos bairros”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.
Desde 2013, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana já recapeou 402 vias, o que significa uma área aproximada de 316 km. A Emlurb ainda substituiu cerca de 2.490 placas de concreto, beneficiando 35 vias da cidade.Também foram recuperadas 230 ruas em paralelo e 42 km de passeios públicos.