Raquel lançará Juntos Pela Segurança
A governadora Raquel Lyra lançará nesta segunda-feira o programa Juntos Pela Segurança, uma versão estadual do que já foi implementado quando era prefeita de Caruaru. Indiscutivelmente o tema segurança pública é extremamente caro para qualquer governo, pois uma situação de aumento da violência acarreta em desaprovação para os governantes. Desde que elegeu-se governador de Pernambuco, Eduardo Campos viabilizou o Pacto Pela Vida, um projeto arrojado e com visão sistêmica para enfrentar o problema sob várias vertentes.
Apesar do êxito do Pacto Pela Vida, que foi mantido pelos governadores João Lyra Neto e Paulo Câmara, indiscutivelmente há uma necessidade de aprimorar o programa não só ampliando os investimentos como também aperfeiçoando o combate ao crime, haja vista que a metodologia utilizada pelos criminosos também foi aperfeiçoada ao longo dos anos.
O fato de a governadora Raquel Lyra ter sido delegada da Polícia Federal é mais um ponto que sinaliza para o êxito do Juntos Pela Segurança, uma vez que ao atuar na ponta, Raquel teve a oportunidade de se especializar em como combater o crime. Há forte expectativa para o lançamento do programa, que não bastará apenas boas ideias, mas capacidade de execução e que possa melhorar os índices de violência do nosso estado ao longo dos próximos meses.
Yves Ribeiro – O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, oficializou a saída do MDB e ingresso no PT para tentar a reeleição. Historicamente ligado ao presidente Lula, Yves aposta na força do petismo e do lulismo para alavancar sua reeleição em 2024.
Eduardo da Fonte – O PP do deputado federal Eduardo da Fonte vem se preparando para as eleições de 2024 onde pretende eleger cerca de 50 prefeitos em todas as regiões do estado. Se lograr êxito, o próprio deputado se tornará um importante ator na disputa pelo Senado Federal em 2026.
Emendas – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à Presidência da República e ao Congresso Nacional informações, no prazo de cinco dias, sobre a execução orçamentária das emendas de comissão, também chamadas de “emendas RP 8”, para 2023. Na sequência, os autos serão encaminhados à Advocacia Geral da União e à Procuradoria Geral da República para que se manifestem, sucessivamente, também no prazo de cinco dias. O partido NOVO, autor da ação, aponta problemas relacionados à execução orçamentária das emendas, como a “falta de critérios objetivos sobre o uso dos recursos e as políticas públicas a serem contempladas”.
Fernando Dueire – De olho na reeleição para o Senado, Fernando Dueire (MDB) tem atendido os prefeitos sem fazer distinção partidária. O seu gabinete em Brasília virou ponto preferido dos prefeitos pernambucanos, que raramente saem sem uma sinalização concreta do senador no tocante a ações para os municípios pernambucanos.
Habeas – Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral negaram habeas corpus para o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. A defesa do político solicitava a suspeição do juiz eleitoral Glaucenir Silva de Oliveira e anular atos praticados pelo magistrado em uma ação envolvendo o ex-governador. “Os fatos e as provas incluídos aos autos não foram suficientes para confirmar a parcialidade do juiz eleitoral ou de qualquer das outras autoridades apontadas no processo”, concluiu o relator, ministro Ramos Tavares. A ação penal envolve a acusação contra Anthony Garotinho e outros por suposta prática dos crimes de organização criminosa, corrupção e peculato nas eleições de 2016, em Campos dos Goytacazes (RJ), chamada de “Operação Chequinho”.
Daniel Coelho – Setores palacianos não escondem que o nome apresentado pela governadora Raquel Lyra na disputa pela PCR será mesmo o de Daniel Coelho. Mas apesar disso, o secretário de Turismo tem adotado uma postura extremamente discreta quanto ao tema, o que coloca dúvidas na classe política se ele irá mesmo topar a empreitada.
Relação – Apesar de não integrar o campo político da governadora Raquel Lyra, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, tem mantido uma relação além da institucional com a chefe do executivo estadual. Há quem afirme que é questão de tempo para o republicano aproximar-se formalmente da governadora.
Inocente quer saber – Silvio Costa Filho pode disputar o Senado na chapa da governadora Raquel Lyra?
Deixe um comentário