Homenageado na festa que comemorou, nesta quinta-feira (23.11), o Dia Nacional do Supermercado, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), afirmou, em discurso, que a criação de um novo ambiente de negócios no estado é uma das grandes preocupações do seu mandato.
Recorrendo ao tema do evento – “Fortalecendo relacionamentos” – destacou que ampliar e reforçar relações é, sem dúvida, a senha para qualquer ação voltada para o desenvolvimento. “Nosso compromisso tem sido trabalhar para que a iniciativa privada se fortaleça cada vez mais. Afinal, é da iniciativa privada que partem os impostos que propiciam as obras públicas que, por sua vez, correspondem à realização dos anseios e das necessidades do povo brasileiro e especialmente dos pernambucanos”, disse.
Para o parlamentar, não existe desenvolvimento sustentável sem uma iniciativa privada forte. “Neste sentido, é importante frisar que não existe dinheiro público. Todo dinheiro, como se sabe, é privado. Passa a ser público, na medida em que entra nos cofres governamentais e se transforma em obras de saúde, educação, saneamento e segurança”, completou.
O deputado ressaltou que não por acaso tem voltado seus mandatos para a atração de empresas para o Estado. De acordo com ele, este é o único caminho para que Pernambuco possa crescer e, assim, voltar a ter o protagonismo na região. “Este protagonismo, como temos observado, foi perdido para estados vizinhos, que assumiram essa supremacia, colocando Pernambuco numa posição extremamente difícil”, avaliou.
Ainda neste contexto, Porto afirmou que tem se mantido empenhado na reinstalação de uma competição saudável entre os estados. “Para isso, é fundamental que seja criada uma isonomia fiscal e tributária, principalmente no setor de supermercados e atacadista. É preciso que seja estabelecida uma disputa justa, com mesmo nível de paridade e condições de igualdade”, enfatizou.
O deputado disse ainda que o trabalho pela instalação de um cenário propício ao crescimento de Pernambuco tem se dado a partir da ampliação de relações. “Na presidência da Alepe, temos buscado apoio junto ao Executivo, ao Judiciário e, principalmente aos órgãos de classe, como a Fiepe e a própria Apes, além de entidades como o Sebrae. Estamos agindo para formar parcerias e fortalecer as relações entre os diversos atores dos setores público e privado. Seguimos neste caminho”, disse.
No discurso, Porto destacou a solidez e a importância do segmento dos supermercados, que conta com mais de 15 mil e 400 estabelecimentos e gera milhares de empregos no Estado.
Lembrou que, segundo dados da Secretaria da Fazenda, o setor arrecadou, apenas entre janeiro e agosto deste ano, mais de R$ 660 milhões, o representa 4,7% da arrecadação total do ICMS pernambucano.
Promovido pela Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), o evento foi marcada pelas premiações do Carrinho de Ouro e Personalidade Destaque 2023. Para o deputado, a grandiosidade da comemoração, que reuniu de empresários, fornecedores, autoridades só confirma a relevância do setor para o Estado.
Porto disse ainda que se sentia privilegiado em poder falar da sua atuação parlamentar e afirmou estar honrado com a homenagem. No discurso, agradeceu ao presidente da Apes, João Alves Cavalcante, e a todos que compõem a entidade e a rede supermercadista do Estado.
Fotos: Lucas Patrício
Josué Nogueira, assessor de imprensa (99979.7305)
Deixe um comentário