Alepe unida em torno de Álvaro
A Assembleia Legislativa de Pernambuco foi às urnas ontem para definir a mesa diretora do biênio 2025/2026. Os dois principais cargos da mesa, presidência e primeira-secretaria, ocupados por Álvaro Porto e Gustavo Gouveia, respectivamente, tiveram 40 votos para cada um dos 46 parlamentares presentes.
Apenas um bate-chapa, foi pela segunda vice-presidência, com Fabrizio Ferraz e Diogo Moraes, o primeiro levou a melhor no segundo turno após uma quase vitória de Diogo. Na primeira vice-presidência ficou Francismar Pontes, Claudiano Filho na segunda-secretaria, Romero Sales Filho na terceira-secretaria e Alberto Feitosa ficou na quarta-secretaria.
Os números demonstraram uma liderança inequívoca do presidente Álvaro Porto, que construiu uma relação de confiança perante os pares pela forma altiva, cordial e respeitosa que tem tratado todos os deputados sem fazer distinção. Esse prestígio do presidente acabou se materializando também para Gustavo Gouveia, que foi reeleito com a mesma votação, numa sinalização de que a Casa vem aprovando a dobradinha que conduz o legislativo estadual.
A governadora Raquel Lyra terá em Álvaro por mais dois anos, um importante parceiro para a viabilização dos projetos que ela tentará implementar até 2026. A Casa de Joaquim Nabuco ganha com a unidade em torno de seu presidente, e a relação com o executivo tem tudo para melhorar a partir de agora, uma vez que aos seus interlocutores, Álvaro tem dito que pretende contribuir com o êxito da governadora.
MDB – O partido utilizou as inserções para fortalecer suas lideranças no estado, como o senador Fernando Dueire, o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho e a deputada federal Iza Arruda. O ex-deputado Raul Henry, presidente da legenda, também se fez presente nas inserções.
Agenda intensa – Delmiro Campos será o único pernambucano presente no X Encontro Nacional do COPEJE a ser realizado em Porto Alegre nos dias 16 e 17 de novembro. O Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral reúne todos àqueles que exerceram a judicatura nos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país e também no Tribunal Superior Eleitoral.
Urna – Dois representantes do partido União Brasil estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral para inspecionar o código-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais do pleito de 2024. Desde a abertura do “Ciclo de Transparência – Eleições 2024”, a legenda é a primeira entidade a enviar integrantes para realizar a inspeção. “É importante para o processo democrático do nosso país, depois dos últimos acontecimentos, que tanto as entidades quanto o público venham conhecer e entender o processo”, afirmou Rute da Cruz Pessoa, do Departamento de Filiação do União Brasil. A abertura do código-fonte da urna é um procedimento obrigatório realizado pelo TSE antes de cada eleição. Em 2021, o TSE ampliou o prazo para a fiscalização pelas entidades para um ano antes do pleito – até então, o período era de seis meses. O Tribunal não faz nenhuma intervenção na auditoria realizada pelas entidades, que são livres para trabalhar como desejarem.
Inocente quer saber – Álvaro Porto consolidou sua liderança na Alepe?
najlepszy sklep diz
Wow, wonderful blog format! How long have you been blogging for?
you make running a blog look easy. The total look of your website is great,
let alone the content! You can see similar here sklep online
Lamborghini performance diz
Great post! I’m looking forward to reading more of your work.